Laboratório de Biologia Molecular do HRBA está habilitado para diagnóstico de Covid-19

A habilitação foi dada pelo Lacen após análise de dados e amostras testadas
Instalações do Laboratório de Biologia Molecular no HRBA — Foto: Comunicação Ufopa/Divulgação

O laboratório de Biologia Molecular do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) já está habilitado para realizar diagnóstico de Covid-19. A habilitação foi dada pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Pará) após realização da análise dos dados na ficha cadastral de habilitação, bem como toda documentação enviada.

A aprovação por parte do LACEN  também se deu após validação dos resultados das análises de RT-PCR das duas amostras testadas para Covid-19.

“O Laboratório Central de Saúde pública do Estado do Pará (LACEN), conforme preconizado no Guia de Vigilância Epidemiológica-Emergência de Saúde Pública de importância Nacional pela doença pelo coronavírus 2019, versão 3 e Boletim Epidemiológico Especial -16 (SE 21 – 18 de maio de 2020) e Nota Informativa N 04/2020 – LACEN/DVS/SESPA de 23/06/2020, conclui que o LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR DO HRBA está HABILITADO para realizar diagnóstico laboratorial da Covid-19.

No período de 2 a 5 de junho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou o treinamento da equipe de técnicos que vai trabalhar no laboratório de testagem da covid-19 em Santarém. O treinamento foi ministrado pela equipe de professores geneticistas que coordena o projeto de implantação do Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol) no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Participaram cinco técnicos de laboratório, dois analistas clínicos e da biomédica coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HRBA. As aulas teóricas ocorreram no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon da Ufopa, e a prática, no HRBA.

A meta é realizar cerca de 116 testes por dia e disponibilizar o resultado em até 48 horas, podendo ter resultados antecipados para os pacientes mais graves.