1ª Semana Acadêmica é promovida pelo curso de Gastronomia da Universidade, por meio do programa estadual Forma Pará. Evento conta com palestras e minicursos
As culinárias brasileira e paraense são os pratos principais da 1ª Semana Acadêmica de Gastronomia, promovida pelo curso de Gastronomia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do programa Forma Pará, em Santarém, no oeste do estado. Com o tema “Do saber ao sabor: Estudando Gastronomia além da sala de aula”, a programação ocorre até 10 de outubro, nas dependências da Universidade da Amazônia (Unama).
O evento é gratuito e conta com palestras e minicursos, com a participação de chefs renomados e profissionais da área. Cada atividade aborda um elemento da gastronomia, desde como preparar pratos típicos, até etiqueta à mesa, marketing, publicações científicas, entre outros assuntos.
“É a primeira vez que a gente faz algo assim em Santarém. Um evento que tem grande importância para o ramo da gastronomia como um todo, que é uma área que tem se desenvolvido e atraído cada vez mais visibilidade. Participar da programação fomenta a pesquisa e extensão, e a gastronomia como ciência na nossa região”, afirmou o estudante de gastronomia e organizador do evento, Rodrigo Bezerra Gaspar.
Além dos alunos da Uepa, também foram convidados para a Semana Acadêmica os estudantes da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato (Eteepa), e da Unama, além de qualquer pessoa interessada no assunto. “O objetivo é trazer essa imersão na gastronomia tanto para quem já está inserido neste ramo, seja pela faculdade ou por cursos externos; mas também para quem ainda não faz parte desse meio, mas que tem a curiosidade de adentrar no universo gastronômico”, explicou José Wilker, aluno e membro da comissão organizadora do evento.
Gastronomia na prática – No segundo dia da programação, foram ofertados dois minicursos para quem quer aprender sobre culinária na prática. O chef Ricardo Branches abordou “As bases da Cozinha que todo o cozinheiro precisa conhecer”, enquanto a gastróloga e professora Leilafort Morais trouxe o tema “Além do Acarajé: A Cozinha Nordestina em suas raízes”.
“É um momento que sempre que puder, vou participar. Ainda mais falando do meu nordeste, mostrando a minha gastronomia, a minha base. É muito importante a academia ir até à população. O interessante da gastronomia é poder dividir o nossso conhecimento, deixar as pessoas mais preparadas, desde a manipulação de alimentos até as técnicas. Está sendo maravilhoso, uma experiência única”, destacou a professora Leilafort.
O estudante do curso de Gastronomia, Nixon Ferreira, adorou conhecer mais sobre a culinária nordestina. “Aproveitei bastante a oportunidade de aprender um pouco mais com a professora Leila. E vou levar muita coisa do que ela apresentou aqui, em vários pratos. Ela trouxe um pouquinho do nordeste para nós. Gostei bastante e vou fazer em casa também”, aprovou.
A programação da 1ª Semana Acadêmica de Gastronomia de Santarém segue com palestras remotas e presenciais até a quinta-feira (10).
“É um marco histórico para a nossa instituição. O evento é fundamental para aproximar os alunos dos desafios e oportunidades que o setor da gastronomia apresenta, além de promover a integração com a comunidade local, valorizando a cultura de Santarém. Mais do que um evento acadêmico, a Semana Acadêmica também busca fortalecer a identidade do curso, criando um ambiente de valorização das tradições culinárias locais, aliadas ao conhecimento científico e às técnicas gastronômicas”, pontuou o coordenador do curso de gastronomia, Vanderson Dantas.
Forma Pará – O Forma Pará é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das Instituições de Ensino Superior Públicas presentes no estado. Instituído por lei, o programa tem o objetivo de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) e pós-graduação nos municípios do Pará.
Em Santarém, o curso de tecnólogo em Gastronomia possui uma turma pela Uepa, com 27 alunos matriculados. O curso funciona na modalidade intervalar, com aulas de janeiro a março e julho a setembro.
Fotos: Arthur Azulino
Com informações de Gustavo Campos/assessoria