Projeto de coletivo feminino realiza feira gastronômica em Santarém

O evento destaca a diversidade de pratos típicos da região, sempre em harmonia com os princípios de sustentabilidade e conscientização ambiental.
Foto: Divulgação

O projeto Puxirum Gastronômico, selecionado pelos editais nº 04/2023 – Cultura Alimentar e nº 005/2023- SEMC – Demais Áreas, da Lei Paulo Gustavo, promove neste sábado (14/09) uma feira gastronômica em Santarém, oeste do Pará.

Com o intuito de proporcionar uma experiência amazônica imersiva através do paladar, a ação acontece durante a tradicional Feira Livre das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do bairro Salvação, organizada pela Associação Comunitária dos Moradores do Residencial Salvação. O evento destaca a diversidade de pratos típicos da região, sempre em harmonia com os princípios de sustentabilidade e conscientização ambiental.

“A feira, em parceria com os moradores do Residencial Salvação, é um espaço onde os participantes podem não apenas deliciar-se com iguarias locais, mas também aprender sobre práticas alimentares sustentáveis e a importância de escolhas responsáveis no consumo. O nosso projeto ainda promove o uso de utensílios biodegradáveis, reforçando a mensagem de preservação ambiental”, destaca Suellen Flexa, proponente do projeto e membro do Coletivo de Mulheres CriArte.

Além da gastronomia, o Puxirum Gastronômico também é uma iniciativa que fortalece o protagonismo feminino nas comunidades e uma série de oficinas interativas e gratuitas foram realizadas nos dias 12 e 13 de setembro, na Escola de Ensino Técnico do Pará – EETEPA Francisco Coimbra Lobato. “As participantes receberam capacitação em economia criativa, aprendendo a transformar habilidades tradicionais em oportunidades de negócios sustentáveis. Isso não apenas fortalece a nossa economia local, mas também promove a autonomia e o empreendedorismo entre as mulheres, contribuindo para o desenvolvimento social”, reforça Sirlene Guimarães, uma das fundadoras do Coletivo de Mulheres CriArte.

Foto: Divulgação

O Coletivo de Mulheres de Economia Criativa e Cultura Alimentar – CriArte atua há mais de 10 anos integrando diversas formas de arte, com destaque para as artes manuais, economia criativa e cultura alimentar. Acreditando que a comida e a arte culinária podem ser agentes de transformação, o coletivo promove o empreendedorismo e valoriza a economia criativa como expressão desses saberes através da arte. O grupo de mulheres experimenta o que a natureza oferece, explorando positivamente seu potencial como fonte de renda, alimentação e como elemento na construção de uma identidade cultural rica e autêntica.

Data: 14 de setembro de 2024
Local: Associação comunitária dos moradores do Residencial Salvação
Horário: 16h às 22h

16h – Abertura do evento
16h30 às 22h – Exposição de artesanato, venda de iguarias e brechó
18h às 20h – Puxirum Gastronômico – Exposição de uma gastronomia sustentável
19h30 – Projeto Curta na Praça – Exibição do curta-metragem “Mãe Vira Porca” (2021)
20h – Desfile Moda de Resistência Afro-indígena
20:30 – Apresentação Musical – Marcos Abraão
22:00 – Encerramento

RDN, com informações da assessoria

Deixe uma resposta