Campeonato Paraense e Copa Regional agitam Arena Estadual do Oeste do Pará em Santarém

Competições de futsal têm apoio do Governo do Estado, por meio da Seel, e começaram na sexta-feira (16); confira os jogos

A Arena Estadual do Oeste do Pará “Professor Djalma Lima”, em Santarém, é a casa do futsal paraense neste final de semana. Duas competições da modalidade começaram na sexta-feira (16) na Pérola do Tapajós, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel): o Campeonato Paraense de Futsal e a Copa Regional.

“São duas competições importantes que contam com o apoio do Governo do Pará, por meio da Seel, o Paraense de Base e a Copa Regional. Estou muito feliz por realizarmos esses grandes eventos esportivos na Arena Estadual do Oeste do Pará. Que seja uma linda festa para todos”, disse a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves. 

Paraense de Futsal – A Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) promove neste fim de semana as fases finais do Campeonato Paraense da modalidade nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15. 

A partida de abertura, entre Paysandu e CB Sports, pelas quartas de final do sub-15, foi emocionante e disputada até o último minuto. Os bicolores abriram o placar, mas a equipe de Bragança empatou e a decisão da vaga foi para os pênaltis. Melhor para o CB Sports, que avançou após converter cinco penalidades contra apenas três dos adversários.

“O jogo foi sofrido, tomamos um gol e empatamos com o goleiro-linha. Veio a prorrogação e conseguimos classificar nos pênaltis. Santarém é uma cidade muito bonita, que nos acolheu. É desfrutar o momento. A quadra é excelente, dispensa comentários, nível profissional mesmo”, destacou Rhelyson Silva, capitão e fixo do CB Sport.

“Tivemos que buscar nos últimos minutos. Nos preparamos bem em Bragança, não é a toa que chegamos aqui. É a primeira vez que a gente disputa jogos em Santarém. Algo novo, mas que vem para abrilhantar ainda mais o esporte. Espero que seja só o começo”, afirmou o técnico do CB Sports, Eduardo Oliveira.

A competição seguiu com a vitória do Clube do Remo sobre o Marina, na categoria sub-13, pelo placar de 3 a 0. Fechando a fase de quartas de final, a Pulga derrotou o CDMI por 7 a 1, no sub-15.

O Paraense de Futsal segue neste sábado (17) com as partidas semifinais nas três categorias. No domingo (18), serão disputas as finais. A entrada é gratuita para quem quiser acompanhar os jogos.

“Nós tivemos a primeira fase nos polos regionais e agora trouxemos as etapas finais para Santarém. As equipes estão gostando de conhecer a cidade, temos os melhores atletas das categorias disputando. Nada mais justo do que termos excelentes jogos em uma excelente estrutura, como a da Arena”, ressaltou o presidente da Federação Paraense de Futsal, Davi Leal.

Divulgação

Copa Regional – Já a Copa Regional de Futsal iniciou a fase de grupos. A competição da categoria adulto reúne sete equipes de Santarém, que formam divididas em duas chaves: A chave “A” conta com Pulguinha Futsal, Aliança Loop, Zenit e Escolinha Tiradentes. No grupo “B” estão os times do NB Futsal, Cruzeiro Borússia e São Sebastião.

Nesta primeira etapa, os times de um grupo enfrentarão os do outro. Ao final, os primeiros colocados de cada chave avançarão direto às semifinais, enquanto os segundos e terceiros se enfrentarão em uma segunda fase, para definir quem prossegue na competição. As semifinais e a grande final serão disputadas em jogo único.

“Essa Copa é uma semente que a gente está plantando para que ano que vem a gente faça o torneio com mais clubes até de outras cidades. Não tem como jogar aqui ou prestigiar as partidas nessa estrutura e não ficar satisfeito. Estamos fazendo um resgate dos grandes momentos do futsal santareno”, explicou Laurimar Baía, coordenador da competição.

A primeira partida da noite foi a vitória do NB Futsal por 5 a 3 sobre a equipe da Pulguinha. No segundo jogo, o Cruzeiro Borússia venceu por 3 a 2 o time do Aliança Loop. 

“A gente agradece à coordenação a oportunidade de jogar uma competição como essa, nesta Arena maravilhosa. As equipes são muito boas, acredito que os jogos vão ser muito estudados e disputados. Eu já joguei aqui, mas sei que muitos atletas estão vindo pela primeira vez. Vai ser uma grande Copa”, pontuou Brendeson Kalle, ala do NB Futsal. 

“Todos os times têm grandes elencos. Vai ser bem disputado. Estamos tentando resgatar a energia dos grandes eventos de Futsal aqui na cidade nessa Arena, que é uma das melhores que já joguei”, destacou Kauê Bendelack, pivô da Pulguinha Futsal, de apenas 17 anos.

A entrada é franca para os torcedores e as partidas da Copa serão disputadas sempre às sextas-feiras e aos sábados, à partir das 20h. A competição segue até o dia 21 de setembro. 

O pequeno Victor Martins, de 13 anos, esteve na Arena para torcer pelo NB Futsal e pelo primo Vanderson, que joga na equipe. O torcedor, que também é atleta da modalidade, aprovou a Arena e a competição. “Achei muito bacana o espaço. A competição vai ser boa demais. Sempre acompanhei a equipe e estarei aqui torcendo”, concluiu.

Agência Pará