Documentário ‘A língua Pirahã: O código do Amazonas’ será exibido em Santarém no domingo, 4

Diferentemente de outras culturas, o povo Pirahã fala um idioma que não tem palavras para definir cores, números, passado ou futuro.
Documentário mostra curiosidades sobre a língua do povo Pirahã — Foto: Divulgação

O Cineclube Ikowé realiza domingo (4) na comunidade Caranazal, próximo de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, a exibição do documentário “A língua Pirahã: O código do Amazonas”, que narra a trajetória de um missionário americano que viveu três décadas na tribo dos Pirahãs, uma verdadeira saga que envolveu a mudança dele com a mulher e três filhos pequenos dos EUA para o meio da selva.

Uma crise de malária fez Daniel Everett remar por horas e viajar por dias de barco para salvar sua mulher, que insistia para ficar na aldeia, esperando que Deus a curasse. E todo o processo que o fez se transformar de missionário evangélico em cientista ateu.

A obra vai muito além da linguística. O professor de línguas Daniel Everett conduz o espectador numa viagem por um aspecto cultural inusitado que chama atenção dos estrangeiros: a língua falada pelos cerca de 300 integrantes da tribo Pirahã.

Diferentemente de outras culturas, o povo Pirahã fala um idioma que não tem palavras para definir cores, números, passado ou futuro.

O documentário será exibido na Casa Ikowé, Comunidade Caranazal. Os portões serão abertos às 18h e fechados às 19h15.

Para retire o ingresso gratuito é necessário enviar e-mail para: ikoweamazonia@gmail.com ou fazer contato pelo WhatsApp 93 991469483. 

Fonte: g1 Santarém