Sessão solene marca os 195 anos da Câmara de Vereadores de Santarém, nesta quinta-feira

Na ocasião, será entregue a medalha “Vereador Osman Bentes de Sousa”, maior comenda outorgada pela Casa, a seis personalidades locais. Confira quem recebe!

A Câmara Municipal de Santarém realiza nesta quinta-feira (20), sessão solene para comemorar os 195 anos de instalação do Poder Legislativo, completados neste mês de junho. Na ocasião, será entregue a medalha “Vereador Osman Bentes de Sousa”, maior comenda outorgada pela Casa, a seis personalidades locais.

A medalha do Mérito Legislativo Municipal ‘Osman Bentes de Sousa’ foi criada a partir do Decreto Legislativo nº 001/82, de 12 de maio de 1982, com o objetivo homenagear a memória do ex-vereador Osman Bentes, que por muitos anos exerceu esta função, e reconhecer pessoas que, por seus méritos, tenham prestado relevantes serviços à Câmara Municipal ou ao Município de Santarém.

A exemplo de anos anteriores, os homenageados de 2024 representam diversos segmentos da sociedade:

Herbert Farias – Há 60 anos aprendeu o ofício de servir com respeito, alegria e amizade um dos pontos mais frequentados do nosso município: a garapeira Ypiranga. Mas foi há 37 anos que assumiu, junto com a esposa Ninita, a responsabilidade de conduzir o empreendimento. Aos 81 anos de idade, “Cacheado”, como é conhecido o empresário, recebeu em seu estabelecimento visitas ilustres de prefeitos, governadores e do então candidato à presidência da República Fernando Henrique Cardoso.

Sinval Ferreira de Azevedo – Iniciou a trajetória no rádio em agosto de 1966, na antiga Rádio Clube, como repórter esportivo e logo depois passou a ser apresentador de programas. Em julho de 1976 ingressou na Rádio Rural, onde permanece até hoje, acompanhando de perto a migração da emissora de AM para FM 91.1. Hoje comanda o programa “Manhã 91”.

João Bernardo Mota Santana – Licenciado em Estudos Sociais e história na turma pioneira da UFPA em Santarém, cursou HB em Administração na UFPE , bacharelado em Direito pela FIT , e graduação na UNAMA em gestão escolar. Foi diretor no Colégio Rodrigues dos Santos por duas décadas, e professor nos colégios Dom Amando, Santa Clara, Álvaro Adolfo, Seminário São Pio X e Onésima Pereira de Barros, além de trabalhar na educação de jovens e adultos do SESI.

José Boaventura Vieira Colares – Servidor da Câmara desde 1992, exatos 32 anos, é formado em Comunicação Social, Redação Legislativa e técnico legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Também foi articulista de vários jornais de Santarém, como jornal de Santarém, Gazeta , O Tapajós e, há mais de 20 anos, é titular da coluna “Clube da Bola”, do Jornal O Impacto; blogueiro e criador de conteúdo digital do portal Colares. Foi o primeiro coordenador de futsal em Santarém e Itaituba.

Gabriel Veloso de Araújo – Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade do Oeste Paulista, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil perante a Seccional do Estado de São Paulo, se inscrevendo nos quadros da OAB no ano de 1998. Em 2006 foi aprovado no concurso para juiz substituto do estado do Pará, sendo empossado no dia 05 de julho de 2006, sendo designado para responder pela então 5ª Vara Cível e pelo Juizado Especial da Ulbra na Comarca de Santarém. Atualmente, o juiz Gabriel Veloso é o itular da 3ª Vara Criminal de Santarém, de Diretor do Fórum da Comarca de Santarém.

Maria Lídia Aires de Mendonça – Compositora, intérprete, projetista, copista, designer e produtora cultural, Maria Lídia é natural de Santarém/PA.  Estudou piano clássico e é autodidata no violão popular. Comendadora agraciada com a Medalha “Felipe Bettendorf”, também é membro da Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS. Muitas de suas composições foram gravadas por expressivos intérpretes paraenses, como Adilson Alcântara, Lucinha Bastos e Fafá de Belém. Suas músicas também foram registradas e divulgadas no Japão, por Valéria Oliveira, na França, por Olivar Barreto e em outros países. Além de produzir e dirigir eventos e gravações audiovisuais, Maria Lídia faz arranjos e transcrições musicais, se apresenta em teatros, clubes, bares e praças de várias cidades brasileiras e no exterior.

Ascom Câmara