“Maria do Evangelho cantado e Cirandado...”
É como na ciranda de roda, brincadeira tipicamente brasileira, que o Espetáculo Cortejo chegará no Bairro Pérola do Maicá, sábado (25), iniciando às 19h na Igreja de São Miguel Arcanjo.
Levando um cordão de encantaria o enredo ressalta a forte presença feminina, por meio das Marias, mulheres inspiradas na figura materna de Nossa Senhora.
O espetáculo ainda trabalha a representatividade da força dessa mãe, avó, filha que conduz a casa, que ensina a religiosidade, que mantém a raíz afro, que vive costumes dos povos originários e o sincretismo religioso.
O enredo: O texto foi escrito por Francisco Vera Paz, com uma abordagem poética da vida ribeirinha, trabalhando a linguagem com cirandas, cantigas, histórias e versos.
Outro relevante momento é a interpretação das crianças que simbolizam os anjinhos viventes na Amazônia.
Técnica: Dirigido por Alenilson Ribeiro, O Cortejo, promete interagir com o público presente envolvendo a plateia no decorrer da história.
A cenografia foi inspirada nas ventarolas dos cirios marianos com imagens da diversidade espiritual e social, sendo elaboradas na técnica colagem e mista sobre papel, de autoria de Francisco Vera Paz.
Roupas coloridas marcam esse trabalho, a idealização vem da proponente do espetáculo, Márcia Corrêa, que trouxe a composição das saias e blusas de carimbó, além dos adereços em flores e véu traduzindo leveza e a feminilidade da mulher amazônica.
Essa é a primeira vez que O Cortejo acontece de maneira itinerante. O espetáculo foi contemplado no edital de chamamento público N° 14/2023 – Teatro Lei Paulo Gustavo, sendo uma oportunidade de expansão das artes de maneira acessível aos bairros de Santarém/PA.
Colaborou: Ageíse Navarro, Assessoria de Imprensa: