O curso deve atender comunidades da região oeste do Estado.
A Secretaria de Povos Indígenas do Pará (Sepi) e Universidade Estadual do Pará (Uepa), anunciaram na quarta-feira (15), o planejamento para criação de curso técnico de enfermagem para indígenas no Campus XII, em Santarém, que deve atender comunidades da região oeste do Estado.
A reunião contou com a presença da secretária Puyr Tembé, titular da Sepi, além do reitor Clay Anderson Chagas e vice-reitora Ilma Ferreira, com a participação da professora Joelma Alencar, do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), além da Diretora de Finalística da Sepi, Simone Silva.
“Tenho plena convicção de que, quando a gente lançar um curso, logo em seguida vamos lançar outros. Em Santarém, nós já temos o curso de enfermagem. Além da questão educacional, vamos levar mais saúde. Nós já temos toda a infraestrutura para lançar o curso”, disse o reitor da Uepa.
Além da ampliação do conhecimento e do serviço de saúde nas comunidades, a criação do curso estimula o acesso e conhecimento técnico de saúde voltado a povos originários, podendo ser expandido para outras regiões.
“Com a implantação desse curso no campus de Santarém, ao invés de atender apenas um povo, a gente vai contemplar comunidades como Munduruku, Sateré-Mawe, Cara Preta, uma diversidade de povos”, afirmou a titular da Sepi.
No término da reunião, foi decidido que a assinatura do termo para a criação da primeira turma do curso técnico de enfermagem deve ser feita ainda em junho deste ano.
Agência Pará