Evento religioso realizado na Semana Santa será apresentado no dia 29 com reapresentação dia 31 de março ao lado da igreja N. Sra. Aparecida, em Santarém.
O Grupo de Teatro de Aparecida – Grutap, iniciou nesta semana as gravações da 17ª edição do Espetáculo Sacro “Jesus o Filho do Homem”, que será apresentado nos dias 29 e 31 de março, na Sexta-feira da Paixão, às 19h, e no domingo de Páscoa, respectivamente, após a celebração da santa missa na igreja Nossa Senhora Aparecida.
A técnica de gravação de áudio e dublagem é espelhada nas grandes representações da Paixão de Cristo no mundo inteiro. “A gente traz essa técnica, em que a nitidez da mensagem que é proporcionada pela encenação faz com que haja um aprimoramento e as pessoas escutem tudo aquilo que é necessário. O foco é na audição para que as pessoas entendam o que está sendo proposto”, afirma o diretor geral Abel Solano.
Por conta disso, essa tende a ser uma semana de disciplina e concentração, em que os atores preparam o grande dia com semanas de antecedência. “Esse momento é muito importante e impactante porque significa que a ficha cai e você lembra que o espetáculo já está batendo a porta”, falou Gerson Stumbo, que pela primeira vez interpreta Jesus Cristo.
Gerson diz que não tem segredos na hora da gravação, mas a disciplina e constância nos ensaios é fundamental: “Se eu sair muito daquilo que já ensaiei antes, o áudio gravado vai ficar completamente diferente. O meu texto é muito rabiscado, várias anotações de onde eu tenho que fazer pausas e eu tento ser fiel a isso”.
O ator também não esconde a expectativa que ronda a experiência com o personagem que é, de fato, o protagonista do dia e da obra. “Desde as oficinas e triagens tem uma expectativa muito grande e positiva. É o personagem mais relevante da história da humanidade, e poder representá-lo é uma honra e tem sido melhor do que eu esperava”, destacou.
Maicon Corvin é diretor cênico do espetáculo e ressalta que as gravações já são uma marca do grupo: “Nós sempre trabalhamos com gravações, é uma técnica que usamos desde o início com os primeiros diretores, isso nunca reduziu a qualidade do nosso trabalho e nunca reduziu a dedicação dos nossos atores em aprender o texto”.
Na reta final, as gravações e ensaios, que acontecem simultaneamente, estão cada vez mais intensas todas as noites no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
Para assistir ao espetáculo é cobrado o valor simbólico de R$5,00, para ajudar nas despesas do evento. Em breve os ingressos estarão disponíveis.
RDN, com informações da assessoria/Latoya