Premiação Cultural é uma das alternativas para ajudar o setor artístico e cultural de Santarém durante a pandemia

Muitos profissionais dessa área em Santarém estão em situação de vulnerabilidade social devido atividades do setor estarem paralisadas

O setor cultural tem sido um dos mais afetados pela crise causada pela pandemia da Covid 19. Muitos profissionais dessa área em Santarém estão em situação de vulnerabilidade social e devido atividades do setor estarem paralisadas, representantes do meio artístico procuraram o vereador Dayan Serique (PL) e pediram uma força.

Na sessão on line desta quarta-feira(17), Serique encaminhou para a mesa diretora da Câmara Municipal uma indicação sugerindo a criação de um edital de incentivo à cultura inspirado no prêmio “Te Aquieta em Casa”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultural (SECULT).

No início desse mês fazedores e fazedoras da cultura mocoronga enviaram para o gabinete do prefeito um documento solicitando um apoio emergencial. De acordo com o parlamentar, a indicação sugere a destinação de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para a criação de um “Prêmio Cultural”, com 150 cotas de R$ 1000,00 para trinta profissionais das seguintes categorias: Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Artesanato e Música. 

O objetivo é permitir a geração de renda para homens e mulheres que vivem da produção cultural, fomentar a produção artística local. Muitos produtores já vivem em situação de vulnerabilidade social. Vale lembrar que Santarém é um dos polos culturais mais importantes do Pará, com nomes expressivos em todos os cantos das artes.

“A dinâmica é bem simples, consiste em postagens nas redes sociais de matérias produzidos por artistas durante esse período de isolamento social, usando a hastag do prêmio e marcar a prefeitura de Santarém”, explicou Dayan Serique. 

Colaborou: Ana Carolina