Carlos Merabet é exonerado do cargo e deixa o Núcleo Regional da Semas em Santarém

Saiba quem é o novo coordenador do Núcleo em Santarém
Merabet deixa o comando da Semas em Santarém – Foto/Jeso Carneiro

O Núcleo Regional de Regularidade Ambiental (Nure) da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) sediado no município de Santarém, Oeste do Pará, têm nova coordenação.

O então coordenador Carlos Merabet foi exonerado do cargo na última terça feira (16), conforme a portaria Nº 1.091/2020-CCG, de 16 de junho de 2020, assinada pelo Chefe da Casa Civil do Estado, Parsifal de Jesus Pontes.

O novo coordenador do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental nomeado na mesma portaria é Amilton Alves de Aguiar.

Amilton terá a responsabilidade de comandar os treze (13) municípios atendidos pela repartição uma vez que o Núcleo de Santarém atende não apenas Santarém mas outros municípios da região do Baixo Amazonas. São eles, Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Terra Santa e Mojuí dos Campos.

Merabet estava no cargo desde 18 de fevereiro do ano passado após o governador Helder Barbalho (MDB) exonerar o então coordenador do núcleo, Higo Leonardo Lacerda de Sousa, no dia 8 de janeiro.

Atribuições da Semas

  • Coordenar a formulação, execução, avaliação e atualização da Política Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Analisar e acompanhar as políticas públicas setoriais que tenham impacto no meio ambiente;
  • Articular e coordenar os planos e ações relacionados à área

Histórico

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade(SEMAS) foi criada em 11 de maio de 1988, pela Lei de nº 5457, quando então era denominada Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM).

O órgão foi reorganizado pela Lei nº 5.752, de 26 de julho de 1993, e em 30 de julho de 2007, pela Lei de nº 7026 foi desmembrada da Ciência e Tecnologia, ficando apenas com o Meio Ambiente, e passou a ter a nominação atual.