Serão oferecidas 40 vagas anuais em 2024 nos processos seletivos da Ufopa, no período noturno.
O novo curso de Licenciatura em Física, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufopa em 6 de dezembro de 2023. O curso começou a ser pensado em abril de 2022, quando o Colegiado da Licenciatura Integrada em Matemática e Física aprovou a separação do curso em duas licenciaturas distintas. O grupo de trabalho do projeto pedagógico foi composto pelos professores Nilzilene Gomes de Figueiredo, Alex Júnior de Freitas Cabral, Wagner Pinheiro Pires e Lilian Cristiane Almeida dos Santos.
O objetivo geral da Licenciatura em Física é formar professores de Física para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio com conhecimentos teóricos e práticos, visão interdisciplinar e comprometidos com a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da educação básica, em especial da região Amazônica, mas com potencial para atuação em diversos contextos e regiões do Brasil.
Justificativa – O curso de Licenciatura em Física da Ufopa surge como uma proposta que busca atender tanto à demanda de professores de Ciências da Natureza, habilitados em Física para os anos finais do ensino fundamental, quanto à de Física para o ensino médio, o que vai ao encontro das atuais mudanças do currículo da educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também busca valorizar aspectos interdisciplinares com as outras Ciências da Natureza, como a Biologia e a Química, assim como a Astronomia, que vem ganhando cada vez mais espaço no currículo escolar.
Demanda histórica – Por outro lado, o curso também busca atender a uma demanda histórica de formação de professores de Física, em especial na região Norte do País, que tem apenas 18% dos professores atuantes que são formados em Física, possibilitando que professores sejam formados com conhecimentos sólidos na área e no menor tempo possível para contribuir com o processo de alfabetização científica de estudantes de nossa região. Na estrutura curricular busca-se articular teoria e prática desde o início da formação, bem como valorizar aspectos da região Amazônica para abordagem dos fenômenos físicos.
Serão oferecidas 40 vagas anuais em 2024 nos processos seletivos da Ufopa, no período noturno.
Mais informações aqui sobre a nova Licenciatura em Física.
Comunicação/Ufopa