O investigado é acusado de enviar entorpecentes para as regiões Norte e Nordeste, é odontólogo e tem passagens por estelionato, apropriação indébita, furto e ameaça.
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19/12) a Operação Cegonha, em Boa Vista/RR. Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da PF no Pará e de Roraima, cumpriram o mandado pelo crime de tráfico interestadual de drogas, efetuando a prisão do alvo da operação. O indivíduo é odontólogo e tem passagens por estelionato, apropriação indébita, furto e ameaça, nos estados de Roraima e Amazonas.
Foi apurado que o investigado se utilizava do sistema de transporte de veículos por Cegonha para a remessa de drogas para outros estados da Federação, principalmente para estados do Norte e Nordeste, de forma dissimulada, escondendo o entorpecente em partes ocultas dos veículos, chamados “Mocós”.
Além da prisão temporária do investigado, que é acusado de integrar uma organização criminosa, a operação também resultou na apreensão de seu celular e de documentos em sua residência, referentes às transações envolvendo veículos.
As investigações apontaram que há uma organização criminosa estruturada para o tráfico de drogas no modal cegonha, com divisão bem definida de funções, em que há indivíduos responsáveis por aquisição de veículos nos quais as drogas são remetidas, outros responsáveis pelo armazenamento da droga nos compartimentos escondidos dos veículos, e ainda outros responsáveis pela aquisição da droga e arregimentação de clientes em outros Estados.
As investigações continuam para a identificação, prisão e responsabilização penal dos demais envolvidos na prática de tráfico interestadual de drogas, coautores do investigado alvo das buscas de hoje.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará