O público acompanhou do auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
A “Vida e obra do maestro Wilson Fonseca” foi tema de palestra ministrada pelo desembargador Vicente Fonseca na tarde desta segunda-feira (04), em Santarém-PA e Belém-PA. Segundo ele, “O maior legado deixado por Isoca é o Instituto Maestro Wilson Fonseca”.
A iniciativa foi realizada, de forma gratuita, pelo Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) com o patrocínio exclusivo da Equatorial Energia, por meio da Lei Rouanet.
Em formato videoconferência, Vicente palestrou de Belém-PA, onde mora atualmente. Em Santarém, o público pôde acompanhar do auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Campus Tapajós.
Ao longo da conversa, foram abordados fatos curiosos como a forma de criar do maestro mocorongo, suas composições musicais e literárias. O bate-papo fez uma verdadeira viagem sobre o desenvolvimento da música erudita em Santarém-PA.
“Falar sobre esse tema é, na verdade, uma missão de vida. Começou pelo meu avô José Agostinho Fonseca. A tradição musical na minha já está na quinta geração. Eu pertenço a terceira geração”, informou Vicente Fonseca.
O diretor do IMWF José Agostinho Fonseca agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento cultural artístico da região: “Wilson Fonseca teve uma grande participação na cultura, na arte, na história de Santarém e nunca quis sair daqui. A essência da vida dele foi enaltecer Santarém. Por isso, se torna muito importante conhecer quem é esse homem, quem é Wilson Fonseca que tanto fez, dedicou e doou sua vida pela nossa cidade”.
Para quem não pode participar ao vivo, a palestra ficou gravada e pode ser assistida no canal do IMWF no YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/@institutomaestrowilsonfons6335.
Fonte: IMWF.