Sinos da Basílica Santuário de Nazaré completam 90 anos

O primeiro conjunto de sinos eletrificado do país é um dos maiores ícones que representam a capital paraense.

O sino é a voz da Igreja. Há 90 anos, os moradores do bairro de Nazaré contam com a ‘voz’ privilegiada do primeiro conjunto de sinos eletrificados do Brasil, instalados na Basílica Santuário de Nazaré, que entoa, diariamente, o hino “Vós Sois o Lírio Mimoso”, em homenagem à Rainha da Amazônia.

Para marcar essa data magna, hoje, às 18 horas, moradores e transeuntes que estiverem às proximidades da Basílica Santuário foram brindados com toque solene, executado pelo maravilhoso conjunto de sinos.

Após passar por uma manutenção no ano passado, o conjunto de nove sinos ressoa em tons harmoniosos e afinação perfeita. Instalados nas torres da Basílica Santuário, os sinos foram abençoados em 15 de junho de 1930, por Dom Irineu Joffily. Forjadas em bronze, as peças foram produzidas pela empresa Barigozzi, de Milão.

O sino maior localiza-se na torre sul, pesa 2,8 toneladas, medindo 1,80 metro de diâmetro e cerca de 2,5 metros de altura. A eletrificação dos sinos data de 1966 e permite a execução de concertos em ré-maior.

Curiosidade

Entre as variadas características que impressionam no conjunto de sinos da Basílica Santuário, uma em particular chama a atenção: cada sino tem a imagem e o nome de um padroeiro, simbolizados em notas musicais: LÁ: São José; MI: Sagrado Coração de Jesus; RÉ: Imaculada Conceição; FÁ: São Miguel; SOL: São Gabriel; SI: São Joaquim; DÓ: Sant’Ana; RÉ: Santa Rosa de Lima e RÉ: Santa Isabel

Fonte: Ascom da Basílica Santuário de Nazaré