Auto dos Botos: apresentações marcaram o encerramento das apresentações folclóricas dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa em 2023

Galpão do Boto Tucuxi recebeu visitantes e turistas para os espetáculos dos Botos
Divulgação: assessoria

Uma noite de muito encanto. Assim foram as apresentações dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, na programação Auto do Botos 2023, descritas pela visitante Camila Machado.

A jovem, que é natural de Altamira, visitou pela primeira vez a vila de Alter do Chão. Na oportunidade, compareceu ao galpão de Artes do Boto Tucuxi. “Não nego que fiquei deslumbrada com tanta beleza. É a minha primeira vez em Alter do Chão. Consegui desfrutar o que eu via nos noticiários. Não consegui estar presente durante a programação do Çairé, mas pude ver o Auto dos Botos e presenciei o que o povo daqui vive. Estou encantada, foi tudo maravilhoso”.

A programação iniciou com as apresentações musicais de Júnior Castro e Marcele Almeida. Em seguida, foi a vez do Boto Cor de Rosa com o tema “Watasawa do guerreiro Uiara”. “Essa apresentação foi mais um desafio. Sempre procuramos valorizar a nossa cultura, mostrando as particularidades do nosso Estado, do nosso município e da vila balneária de Alter do Chão. Nossa cultura é muito bonita”, ressaltou a vice-presidente do Boto Cor de Rosa, Eloneida Farias.

Após o Boto Cor de Rosa, os cantores Izellon Silva e Emília Monteiro abrilhantaram o evento. A última apresentação da noite foi do Boto Tucuxi, com o tema “Amazônia: legado, cultura e tradição”. O apresentador do Tucuxi, Daniel Costa, destacou que a sedução do Boto é algo encantado e só acontece se a relação com o sagrado, com a floresta, com os rios estiver equilibrada. “Nós temos que fazer o nosso papel de preservar e manter essa história natural viva. Somos os guardiões deste lindo legado que os antepassados deixaram para nós. Temos que manter esse legado vivo”.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura, Adson Wender, esteve presente e enfatizou sobre a importância de apoiar projetos que valorizam a cultura local. “Alter do Chão é um dos lugares mais bonitos do mundo e temos uma raiz cultural muito forte. É de suma importância apoiar projetos como esse, para que o povo de Alter do Chão possa expressar ainda mais sua cultura e arte”.

Para a produtora do projeto, Laysa Mathias, o Auto dos Botos cumpriu com seu objetivo que era mostrar como é a cultura do povo de Alter do Chão, através de espetáculos. “O projeto Auto dos Botos valoriza a cultura e contribui para a economia local, porque atrai turistas e visitantes. Foi mais uma edição que conseguimos trazer os espetáculos dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, com toda sua essência. Pessoas de outras regiões compareceram e mostramos um pouco como é a nossa cultura” finalizou.

Pela sua importância para a comunidade santarena e para o povo Borari, o evento contou com patrocínio oficial de Guaraná Tuchaua e Devassa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – SEMEAR, com realização da Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado e Criação e Produção de Borari Produções.