18° Festival dos Derivados da Mandioca e Artesanato acontece neste fim de semana em Irurama

O evento une cultura e culinária e beneficia diretamente cerca de 210 famílias. Confira a programação
Divulgação

A comunidade Irurama, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, promove neste fim de semana (6, 7 e 8/10), o 18º Festival dos Derivados da Mandioca e Artesanato. A festa busca valorizar a cultura local manifestada na produção da agricultura familiar, por meio do cultivo da mandioca, a partir da produção de seus derivados, e o artesanato com a exposição e comercialização dos produtos. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 10 mil pessoas passem pelo local nos três dias de programação.

Leia também:

O Festival, que já é tradicional no calendário festivo de Santarém, reunirá apresentações culturais e shows de bandas locais. Um dos atrativos é a comercialização dos derivados da mandioca – farinha de tapioca, carimã, crueira, molho com tucupi, tarubá, beiju – e, também, outros itens típicos da gastronomia paraense: vatapá, galinha caipira e tacacá que farão parte do cardápio. A festa reúne, ainda, a exposição e venda do artesanato do grupo de artesãos e artesãs da comunidade.

O evento é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade de Irurama (AMOVIR) e conta com apoio da Prefeitura de Santarém.

A abertura do festival será na noite desta sexta-feira, 6, com pronunciamento de autoridades, apresentações artísticas, culturais e danças regionais. A festa dançante fica por conta de Roselito & Quarteto Tropical.

A programação segue no sábado, 7, com abertura das barracas no estilo nativo, paredes e cobertura de palha, venda de iguarias regionais e artesanato local, almoço com cardápio regional (prato principal: galinha caipira) e seresta ao vivo com Mazinho.com.

Já no domingo, 8, haverá venda de almoço com cardápio regional (prato principal: galinha caipira), bingão do festival e show com as bandas Rafael das teclas e Forró di Luxo.

A comunidade Irurama fica a 9 km distante da área urbana de Santarém e o acesso se dá pela Rodovia Everaldo Martins (PA 457), entrando à margem direita do ramal com extensão de 800 metros da rodovia à área central da comunidade.

 Programação

 06/10/23 – (sexta-feira)

19h – Abertura do festival com celebração ecumênica;

20h – Abertura oficial com pronunciamento das autoridades, apresentações artísticas, culturais e apresentação de danças regionais, venda de iguarias nas barracas e comidas com Cardápio Regional (prato principal galinha caipira);

21h – Show com atração musical: Roselito & Quarteto Tropical.

 07/10/23 – (sábado)

8h – Abertura das barracas com venda de iguarias regionais e artesanato local;

11h30 – Venda de almoço com Cardápio Regional (prato principal galinha caipira);

20h30 – Apresentação da rainha do festival;

23h – Seresta ao Vivo com Mazinho.com.

08/10/23 – (domingo)

8h – Abertura das barracas com venda de iguarias regionais e artesanato local;

11h30 – Venda de almoço com Cardápio Regional (prato principal galinha caipira);

16h – Música ao Vivo com Rafael das Teclas;

18h – Bingão do Festival;

21h – Show com atração musical: Forró Di Luxo.

Ascom PMS