Eleição foi realizada neste domingo (1º); o pleito foi considerado tranquilo.
Em eleição unificada realizada neste domingo, 1º de outubro, Santarém, no oeste do Pará escolheu os novos membros, titulares e suplentes, que vão compor os Conselhos Tutelares do município, I, II e III.
Ao todo, 53 candidatos concorreram a 15 vagas de titular e 15 suplentes, neste processo, sendo: vagas para 5 titulares e 5 suplentes para cada um dos 3 Conselhos Tutelares.
Ao final da apuração, encerrada por volta das 22h, os mais votados para o Conselho Tutelar 1, foram:
SUPLENTES
Vanderleia da Silva Ferreira, Alvaína de Oliveira Gama, Beatriz Ellen Gondim Lima, Maria Lenilda Castro de Jesus e Victor Guilherme Pereira Didier Valente serão os suplentes.
O CT1 recebeu 11.796 do total de 40.967 votos.
Para o Conselho Tutelar 2, os mais votados foram:
SUPLENTES
Abgail Calderaro Martins, Adna Pauliane Amaro Almeida, Armando de Miranda Silva, Petrúcia Carmem Miranda Ferreira Alves e Rivanice Abreu da Silva serão os suplentes.
Para o CT2 foram 17.263 votos, de um total de 40.967 votantes.
Já o Conselho Tutelar 3 elegeu os seguintes nomes:
SUPLENTES
Camila Corrêa Garcia, Catarina Ferreira dos Santos Coelho, Jaqueline Mourão Ximenes, Carlo Fabrício de Castro Silva e Marcos Mota Gama estarão na suplência.
Para o CT3 foram 11.908 do total 40.967 votos.
A VOTAÇÃO
A comissão eleitoral avaliou que o processo de votação no município foi bem tranquilo, mesmo com o registro de filas e algumas denúncias sobre boca de urna, que serão apuradas pela comissão.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), esteve à frente acompanhando todo o processo, até o encerramento da apuração. Os eleitos trabalharão para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, por 4 anos, 2024/2027.
A eleição aconteceu de 8h da manhã até às 17h, e pela primeira vez contou com apoio do Tribunal Regional Eleitoral com o uso de urnas eletrônicas, com 80 urnas, divididas em 9 polos. Aproximadamente 420 pessoas foram envolvidas neste processo de eleição no município. O eleitor pôde votar em 5 candidatos, seja do Conselho 1, 2 ou 3.
Com informações da Ascom PMS