Polo de telessaúde é implantado na UBS de Arapixuna

Parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Uepa viabiliza a iniciativa, que beneficia 27 comunidades.
Foto: Ascom Semsa

Nesta quinta-feira, 21, foi implantado um polo de telessaúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Evangelista, localizada no distrito de Arapixuna, região de Rios. Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Universidade Estadual do Oeste do Pará (Uepa), que conta com equipamentos de ponta, além de médicos residentes e especialistas. O projeto beneficiará 27 comunidades adjacentes. 

Superando as barreiras geográficas, os atendimentos serão realizados de forma virtual, por meio da internet, conectando os médicos da Uepa à UBS do distrito de Arapixuna. A equipe de saúde da unidade estará presente para auxiliar os profissionais e os pacientes nesse serviço, garantindo um atendimento mais próximo e acolhedor.

Além das especialidades de neurologia, o projeto conta com parceria das residências de ginecologia, saúde da família, medicina comunitária e pediatria. A universidade, também, disponibilizou todos os equipamentos necessários para a efetivação do projeto.  Mesa, cadeira, computador, impressora e câmera foram cuidadosamente providenciados, para que cada consulta seja realizada com o máximo de conforto e eficiência.

O coordenador do Campus da Uepa Santarém, Juarez de Souza, agradece a parceria e destaca o intuito do projeto. 

“O ambulatório de telessaúde é resultado de uma valiosa parceria entre a Uepa e a Secretaria de Saúde. É um projeto de extrema importância para nós. Na verdade, é a realização de um sonho. Nele, conseguimos unir o ensino ao serviço, proporcionando aos nossos profissionais e residentes da universidade a oportunidade de adquirir conhecimento e, ao mesmo tempo, ajudar as comunidades mais distantes, como as ribeirinhas. A implantação desse projeto trará benefícios tanto para o desenvolvimento do ensino, por meio das residências, quanto para a população que será assistida. Estamos imensamente felizes e gratos pela parceria da Secretaria de Saúde.”

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, enfatiza a importância da parceira entre a universidade e a prefeitura.

“É uma iniciativa que visa não apenas levar cuidados médicos especializados à distância, mas, também, proporcionar uma experiência humanizada, onde cada paciente se sinta ouvido, compreendido e bem cuidado. A parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Universidade Estadual do Oeste do Pará fortalece ainda mais essa proposta, unindo conhecimento acadêmico e compromisso com a saúde da comunidade”.

A primeira paciente a utilizar o serviço de telessaúde da unidade foi Patrícia de Azevedo, moradora da comunidade de Laranjal, que compartilhou sua experiência.

“Participei da consulta inaugural de telemedicina aqui na unidade e fiquei encantada com essa experiência inovadora. Considero uma estratégia excelente, uma vez que esse projeto trará especialidades médicas que atenderão perfeitamente as necessidades da nossa comunidade. Fiquei extremamente satisfeita com a minha consulta, pois pude esclarecer todas as minhas dúvidas e recebi um atendimento de primeira qualidade”.

Segundo Daniela Bernades, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), o projeto irá somar esforços e ampliar os serviços oferecidos. 

“A telemedicina tem se mostrado uma ferramenta essencial para levar serviços de saúde de qualidade a todas as áreas do município, especialmente em regiões remotas. Com este projeto e outros semelhantes, nosso objetivo é encurtar as distâncias e atender as necessidades da atenção básica na região de rios, proporcionando cuidados de saúde abrangentes e acessíveis.”

O projeto beneficiará 27 comunidades do Distrito: Arapixuna, Carariacá, Dourado, Laranjal, Moacá, Picãe, São José, Alto Jari (várzea), Jari do Socorro (várzea), Tucumatuba, Pinduri (várzea), Aninduba, Membeca, Maicá, Amarí, Piauí, Lago Central, Cuipiranga, Guajará, Vila Amazonas, Nova Sociedade, Urucureá, Ilha do Bom Vento (várzea), Centro do Marimarituba (várzea), Costa do Marimarituba (várzea) e Ilha do Marajó (várzea).

Ascom PMS