Çairé 2023: órgãos de segurança reúnem para tratar últimos ajustes

Este ano, serão 700 policiais militares durante o período do Çairé.
Foto: Ascom NAMAZÔNIA

Na tarde desta segunda-feira (11), representantes de órgãos de segurança reuniram na Prefeitura de Santarém, para tratar sobre os trabalhos durante a programação do Çairé, na vila balneária de Alter do Chão.

O Coronel Antenor Oliveira, que estava representando a Secretaria Regional de Governo, destacou o trabalho integrado. “Existe uma preocupação muito grande do próprio Governo do Estado para que todos os órgãos de segurança possam trabalhar de forma conjunta, para que possamos executar um trabalho, cada qual com sua peculiaridade, mas de forma coesa, visando a segurança das pessoas”.
O comandante da Capitania dos Portos, o Capitão de Fragata Oziel Aguiar, enfatizou que a Marinha vai contribuir com a fiscalização do tráfego aquaviário. “Nos cabe prover uma navegação segura, seguindo as orientações da Marinha do Brasil”.

Este ano, serão 700 policiais militares durante o período do Çairé. “Além dos policiais, vamos contar com uma base de comando e controle, onde estarão presentes todos os órgãos de segurança. Então, vamos monitorar as câmeras e direcionar todo policiamento com os outros órgãos de segurança de forma integrada. Vamos contar com uma lancha e policiamento 24h também na Praça 7 de setembro”, explicou o comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR 1), coronel Tarcísio Costa.

Foto: Ascom NAMAZÔNIA

Durante a reunião, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou que a reunião serviu para alinhar as estratégias de segurança. “Reunimos com os órgãos de segurança e ouvimos a demanda de cada representante para destacarmos a atuação de cada órgão. Nossa preocupação é com a segurança de todos que vão prestigiar esse grande evento cultural, porque nossa expectativa é que o público seja maior que o ano passado. Foi ressaltado o trabalho integrado, para que tenhamos um Çairé de muita alegria e de paz”, finalizou.

A reunião contou com a presença de autoridades da Marinha, Bombeiros, Defesa Civil, CPR1, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Mobilidade e Trânsito, Secretaria Municipal de Governo e Coordenadoria de Comunicação.

Foto: Ascom NAMAZÔNIA

Com o tema Tradição e Arte em Alter, este ano o Çairé terá o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, da Equatorial Energia, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Lei Rouanet, Devassa, Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura do Governo Federal. A programação será de 14 a 18 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão

Foto: Ascom NAMAZÔNIA