Cerca de 150 profissionais de saúde participaram de capacitação realizada nos dias 23 e 24 de agosto.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu a capacitação de médicos, enfermeiros e demais profissionais da rede de atendimento do município sobre o diagnóstico e tratamento de pacientes com tuberculose. A formação reuniu cerca de 150 profissionais da saúde, nos dias 23 e 24 de agosto, no auditório do Centro Universitário da Amazônia (UNAMA), e foi realizada em parceria com Ministério da Saúde, Fiocruz, Hospital Albert Einstein e Sespa Belém.
Em Santarém, o cenário de pacientes de tuberculose é considerado dentro da média. Segundo informações da Semsa, são diagnosticados em média 160 casos novos por ano. Desse total, 75% possuem confirmação bacteriológica, ou seja, representam pacientes que têm a capacidade de transmitir a doença. Por isso, Irlane Figueira, titular da pasta, destacou a importância da formação contínua aos profissionais da saúde.
“Uma vez que temos casos de tuberculose no munícipio, é importante que os nossos profissionais sejam capacitados. Para esta capacitação convidamos toda a nossa equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Tudo isso para garantir o melhorar atendimento do paciente”, afirma.
As palestras abordaram desde as temáticas sobre identificação de sintomáticos respiratórios, diagnóstico e processo de acompanhamento e alta desses pacientes. Tayanne Matos, coordenadora da Divisão Técnica da Semsa, comentou sobre a necessidade de enfrentar a doença.
“Lutamos para vencer o estigma e o preconceito que ainda existem sobre a tuberculose. Hoje ela é uma doença que pode ser curada e que possui tratamento disponibilizado de forma gratuita. Quanto antes o paciente procurar a unidade de saúde e iniciar o tratamento, é melhor”, diz.
Janecely Rêgo, enfermeira do CTA, participou do evento e também comentou sobre a sua importância.
“Além de fortalecer a rede, essas capacitações possibilitam que o profissional tenha um diferencial, uma qualificação a mais. A tuberculose é uma doença que precisa de um trabalho multidisciplinar, então, é importante que todos que participam desse processo estejam qualificados”, conta.
Sobre a Tuberculose
O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar uma Unidade de Saúde para fazer o diagnóstico. O tratamento é totalmente gratuito.
Ascom PMS