Os serviços foram definidos pela Semsa de acordo com portaria municipal 110
Como forma de garantir os serviços de saúde neste feriado de Corpus Christie (11) e no ponto facultativo de sexta-feira (12), diante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Portaria Municipal N. 110/2020 que trata sobre o ponto facultativo nas repartições públicas no dia 12 de junho, de maneira que o Semsa informa também os atendimentos no feriado nacional, desta quinta-feira.
Os serviços e atendimentos estão assim definidos pela Semsa:
– Os serviços nas Unidades de Atendimentos Avançados de Alter do Chão, Nova República, Santarenzinho e Curuai funcionam em regime de plantão.
– Ação Itinerante na Vila de Alter do Chão com atendimentos para pessoas com síndrome gripal, da Vila e comunidades próximas, na Escola Antônio Sousa Pedroso, no horário de 08h às 17h.
– O Serviço de Atendimento Móvel (Samu), atua com 03 equipes, 03 ambulâncias, 01 motolância.
– O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), funciona normalmente conforme escala da Unidade.
– Os serviços de teste rápido para o novo coronavírus funcionaram em forma de Drive Thru para os pacientes em monitoramento das zonas Norte e Oeste, que são as zonas com mais casos notificados. Esse atendimento se dará, por meio de agendamento pelo enfermeiro monitor.
– A Central de Atendimento Farmacêutico (CAF) no prédio da sede da Semsa funciona de 08h as 12h e em regime de plantão para facilitar os atendimentos das receitas aos pacientes, com atendimentos de receitas com serviço Delivery, com as demandas apresentadas pelos técnicos monitores que enviam ao setor para o fluxo de entrega.
– Nos dois dias, não haverá expediente nas Unidades Básicas de Sáude (UBS).
– Serão mantidos em funcionamento, dentro da normalidade, os serviços de saúde no Pronto Socorro, Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.
– A Unidade Descentralizada da grande área da Nova República, na Escola Princesa Izabel e Ubaldo Correa NÃO funcionam.
A Semsa ressalta que para os atendimentos em Ações Itinerantes é necessário a apresentação de documento de identificação e Cartão Nacional do SUS, e reforça que todos tomem as medidas de segurança, com o uso de máscara, utilização de álcool em gel e ao retornar para sua casa, se higienizar antes de entrar na residência.
Acesso a íntegra da Portaria (Aqui)
Agência Santarém