A proposta é que os profissionais da Educação atuem como agentes facilitadores de informação.
Vereadores, lideranças comunitárias e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) cobraram ações mais efetivas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em relação ao combate da Covid-19 nas comunidades ribeirinhas da região do Tapajós.
A proposta é que os profissionais da Educação atuem como agentes facilitadores de informação, nesse caso, os diretores, professores, coordenadores pedagógicos sejam os protagonistas e auxiliem pais e alunos sobre à conscientização das medidas de higiene e etiqueta social, bem como a importância do uso obrigatório de máscaras, higienização correta mãos com sabão e distanciamento social que podem minimizar o número de contágios nessas área.
Em determinadas regiões, a falta de acesso à informação dificulta o processo de entendimento sobre os cuidados necessários que as pessoas precisam ter. “Os professores são profissionais muito presentes na dos alunos, exercem influência nos locais onde atuam e em meio a essa pandemia, os professores são os mais indicados para fazer essa interlocução e informar de forma clara e objetiva forma correta e didática os riscos que essa doença oferece à população”, destacou Dayan.
Participaram da reunião, os vereadores Dayan Serique (PL) e Júnior Tapajós (PL), o líder da Associação Tapajoara, Dinael Arapiun e Jaqueline Nóbrega do ICMbio e todos são categóricos ao afirmar que combater o avanço da Covid-19 é compromisso de todos. Os diretores das escolas deverão ser referência na divulgação de informações que tratem a respeito da Covid-19, orientando a comunidade e promovendo ações de conscientização da comunidade.
Uma série de medidas foram apresentadas à titular da Semed. Mara Regina Xavier Belo, que se comprometeu a desenvolver uma campanha de conscientização voltada especialmente para as comunidades ribeirinhas sobre a Covid-19. Entre elas: Criação de um polo central com a divulgação das informações; Distribuição de panfletos informativos; Spots nas rádios comunitárias; Sensibilização das comunidades e Campanhas Educativas.
Colaborou: Ana Carolina