Prefeito Nélio anuncia os nomes dos agraciados com a Medalha Pe. João Felipe Bettendorf

Cerimônia de entrega acontece quinta-feira, 22, na Casa de Cultura

O prefeito Nélio Aguiar anunciou na manhã desta terça-feira, 20, os nomes das pessoas que serão agraciadas com a prestigiosa Medalha Padre João Felipe Bettendorf, em comemoração aos 362 anos da Pérola do Tapajós. A honraria, que leva o nome do fundador de Santarém, é a maior distinção concedida pelo município e representa um reconhecimento aos notáveis feitos daqueles que se destacaram em suas áreas de atuação ou contribuíram de forma significativa para o progresso da cidade.

Leia também:

A cerimônia de entrega ocorrerá nesta quinta-feira, 22, às 20h, na Casa de Cultura. Será uma noite de homenagens merecidas e de reflexão sobre o legado que esses agraciados deixam para as futuras gerações.

Os seis agraciados com a medalha são pessoas de destaque em suas respectivas áreas e cujas contribuições foram essenciais para o desenvolvimento do município. São eles: Dieter Albert Richard Morszeck, Sidmar de Oliveira, Elyene Silva Amaral, Edson Alves Ferreira Filho, Eliesio Leonel da Gama e Dom Irineu Roman (Arcebispo de Santarém). Cada um possui uma trajetória única, repleta de dedicação, talento e amor por Santarém.

Em relação a essa importante homenagem, o prefeito Nélio Aguiar expressou sua satisfação e enalteceu o significado da Medalha Padre João Felipe Bettendorf. “É com grande alegria que anuncio os nomes dos agraciados com essa distinção tão especial. A Medalha Padre João Felipe Bettendorf é um símbolo de reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento e o bem-estar de nosso município. Essas pessoas, com seu trabalho incansável e dedicação, deixaram um legado significativo e inspirador para todos nós. É um privilégio poder celebrar suas conquistas e agradecer por tudo o que fizeram e continuam fazendo por nossa cidade.”

O gestor municipal convidou todos os cidadãos para prestigiarem essa solenidade memorável. “Em que estaremos juntos para reconhecer e aplaudir aqueles que são exemplo de excelência em suas áreas de atuação. A Medalha Padre João Felipe Bettendorf é um símbolo de nossa gratidão e uma forma de expressar nossa admiração por essas personalidades que tanto se empenharam pelo desenvolvimento de nosso município”, disse o gestor.

“Será um momento de união e celebração, onde possamos refletir sobre o valor de cada indivíduo e renovar nossos votos de progresso e prosperidade para nossa cidade. Parabéns aos agraciados e que a Medalha Padre João Felipe Bettendorf continue sendo um estímulo para todos aqueles que sonham em fazer a diferença em nossa amada comunidade”, finalizou o prefeito.

Sobre os agraciados:

Dieter Albert Richard Morszeck – Empresário alemão. Em 2016 criou a Fundação Dieter Morszeck, organização sem fins lucrativos, que desenvolve ações humanitárias em vários países do mundo nas áreas de saúde, pesquisa e educação. A Fundação chegou ao Brasil em 2017. Em março de 2023, a região amazônica passou a contar com o projeto de resgate aéreo de pacientes em áreas remotas com sede em Sanarém. De março a junho de 2023, já foram realizados 69 resgates. A fundação também apoiou 4 ações humanitárias promovidas por projetos com foco na área de assistencialismo e saúde em pequenos municípios do oeste do Pará. 

Elyene Silva Amaral –  Nascida em 01 de maio de 1962, na cidade de Candeias, no Estado da Bahia, fixou residência em Santarém em 1980. Graduada em Técnica em Assistente Social, casou-se no ano de 1985, e dessa união nasceram dois filhos. Servidora pública municipal há 42 anos. Trabalhou na gestão de vários prefeitos e hoje é a coordenadora do Cerimonial da Prefeitura de Santarém.

Edson Alves Ferreira Filho – é médico com especialização em neurocirurgia, neurologia, psiquiatria, medicina da família e comunidade.

Dom Irineu Roman – É o primeiro arcebispo da recém criada Arquidiocese de Santarém. Estudou Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nasceu em 10 de agosto de 1958 no município de Nova Prata no Rio Grande do Sul.

Sidmar de Oliveira – É natural de Santarém, nascido em 14 de novembro de 1976, com 46 anos, é casado. Possui Formação Superior em Ciências da Computação, com Pós-Graduação e Especialização em Docência do Ensino Superior, em Gestão Pública e em Segurança Pública pela Faculdade de Cascavel no Paraná. Integra o quadro da Polícia Rodoviária Federal por meio de concurso público desde 2009, atualmente é o Chefe da 5ª Delegacia da PRF no Estado do Pará.

Eliesio Leonel da Gama – Natural da cidade de Monte Alegre (Pa). Veio para Santarém com 14 anos de idade para estudar. Aqui, constituiu família, graduou-se em Direito pela ULBRA e tem Pós Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É empresário do ramo de material para construção civil e grande apoiador de projetos sociais.

Após a solenidade de entrega da Medalha haverá o show ‘Canta Santarém’ com apresentação de artistas regionais. O evento será transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura.

Ascom PMS