Certificação atesta a segurança e qualidade dos serviços prestados aos pacientes
O Governo do Pará avança mais uma vez na prestação de serviço à saúde pública do Estado. Na última terça-feira (23), o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas, manteve a Certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível III.
O título é conferido à unidade após avaliação de processos internos que estimulam a melhoria contínua. Dessa forma, a certificação atesta o alto desempenho na segurança e na qualidade do atendimento prestado aos usuários da instituição, que, mais uma vez, se posiciona como referência em maturidade institucional no Brasil.
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A avaliação para a manutenção foi realizada em dois dias de forma remota, através de uma banca avaliadora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à ONA. Durante o processo, foram auditadas 25 áreas e um total de 1.027 itens internos do hospital, confirmando a manutenção do nível máximo de excelência e mantendo o HRBA como uma das melhores unidades de saúde pública do país.
“O trabalho desenvolvido no HRBA é feito por muitas mãos. São pessoas qualificadas que atuam dia e noite para levar à população da região uma assistência à saúde de qualidade e de forma humanizada. E prova deste trabalho diário, é que hoje, o Regional do Baixo Amazonas recebe esse reconhecimento de uma instituição que avalia aos mais rigorosos padrões de exigência, avaliando desde a assistência aos processos de alta gestão”, comemorou o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho.
Satisfação – “Para nós, é motivo de muito orgulho manter este nível de certificação. Isto é sinal que as condutas adotadas em relação à segurança do paciente e à qualidade do atendimento estão no caminho certo. Quem ganha com tudo isso são os nossos usuários e a sociedade, que recebem uma assistência segura e respeitando as necessidades e os cuidados centrados no paciente”, comemorou o diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza.
Destaques – Entre os pontos fortes do HRBA destacados pelas avaliadoras estão a abertura da unidade para a sociedade civil com a realização de encontros e reuniões com associações, como a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e o Grupo Mulheres Vitoriosas; as ações de sustentabilidade e reaproveitamento; o atendimento ofertado pelo time cuidador de pele do ambulatório de especialidades; além do trabalho de humanização que é desenvolvido.
“Pet Terapia, programação de Páscoa, contação de histórias para as crianças. Projeto de beleza terapêutica, visitas religiosas. Todas as ações que procuram deixar a jornada do paciente um pouco mais leve fazem muita diferença no atendimento. Outro ponto importante também é a referência da unidade como instituição de ensino e pesquisa, sobretudo na região amazônica”, destacou Rejane Almeida, enfermeira avaliadora líder.
Outros destaques citados foram os projetos Escolarização Hospitalar e Classe Hospitalar com pacientes moradores da unidade; o reconhecimento e premiação dos colaboradores mais elogiados; e a participação do paciente e acompanhante na avaliação do atendimento prestado, através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Conquista – Após as avaliações, o resultado positivo foi divulgado pelas auditoras aos gestores do hospital e aos diretores do Instituto Social Mais Saúde, em encontro realizado no auditório da unidade. Os colaboradores e prestadores de serviços comemoraram a manutenção do nível de excelência e o trabalho que é desenvolvido com foco no bem-estar e na qualidade da assistência do paciente.
Evidências – A gerente do Núcleo de Segurança e Qualidade do Paciente (NQSP), Deusilene Pontes, ressaltou o quanto esta conquista foi importante para premiar o esforço e a dedicação de todos os colaboradores e profissionais do hospital.
“A gente conseguiu demonstrar, através de muitas evidências, que o cuidado prestado vem sendo realizado com muita qualidade e segurança. A gente conseguiu vivenciar o comprometimento desses colaboradores com o trabalho, com os processos, pensando de forma estratégica com o foco sempre no paciente. Eu sou muito grata. O sentimento é de muita gratidão”, contou.
Emocionado, o diretor técnico Epifânio Pereira também enfatizou como a certificação atesta a excelência do trabalho que vem sendo realizado pelas equipes. “Eu confio muito em todos. Sinto-me muito feliz em ter esses colaboradores como amigos e fazendo parte do time de colaboradores do HRBA, lutando pelo melhor e sempre por uma assistência digna aos nossos pacientes”.
Serviço: O Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 14 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Ascom HRBA