O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (4) em Vila Curuai, Lago Grande
Uma tragédia em família. Assim pode ser chamado o fato ocorrido na noite desta quinta-feira (4) na comunidade Vila Curuai, região do Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará.
Por volta das 20h30 da noite a equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada pelo enfermeiro Zildo para atender cinco membros de uma mesma família vítimas de envenenamento por raiz ( mandioca). Elas teriam ingerido mandioca como sendo macaxeira.
De imediato, a equipe do Samu, composta pelo Técnico de enfermagem Pedro Feijão, o Médico Antônio Augusto e o condutor da ambulância, Jaime, se deslocaram para o Porto da comunidade Aninduba para fazer o resgate.
Por volta de 22h30 o Samu retornou a Santarém após o resgate dos pacientes. Francinaldo do Carmo Furtado, 42 anos e Rosirene de Oliveira Costa, 36 anos, os pais, estavam conscientes assim como Guilherme Costa Furtado, 11 anos, um dos filhos do casal.
Já A. C. F., de 5 anos, estava desacordado, e G. C. F., de 3 anos, não resistiu e faleceu ainda no Posto de Saúde de Vila Curuai, informação confirmada pelo enfermeiro chefe do Samu Josiel Colares.
Ainda de acordo com Josiel, o estado de saúde do outro filho do casal, A.C.F., de 5 anos e que estava desacordado, é delicado.
Notícia em atualização…
Madioca crua é tóxica?
Conforme o portal Cultivando, sim, a mandioca crua possui mais de um tipo de um composto chamado glicosídeo cianogênico, que torna-se extremamente tóxico quando o ingerimos. Esse alimento que é muito rico em energia, e gera inúmeros produtos que vão à nossa mesa, exige alguns cuidados na sua preparação.
Ainda conforme o portal, existem 2 grupos de variedades de mandioca: As bravas e as mansas (de mesa). O que diferencia elas é que as mandiocas bravas possuem muito mais toxina que as variedades mansas, que possuem muito pouca toxina. Também chamada de aipim, ou macaxeira, a mandioca mansa é a que consumimos em casa, cozida e/ou frita. Já a mandioca brava é utilizada exclusivamente pela indústria, para fazer as farinhas, amidos e outros produtos industriais.