A obra foi um dos maiores desafios da área de infraestrutura dos últimos anos para a Prefeitura de Santarém.
Distante aproximadamente 60 km da zona urbana de Santarém, o Distrito de Curuai, na região do Lago grande, recebeu nessa sexta-feira (28/04), a inauguração histórica de mais de 1.290 metros de malha asfáltica. Recurso de mais de R$ 3 milhões, oriundo da 5ª etapa do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (FINISA), firmado pela Prefeitura de Santarém junto à Caixa Econômica Federal.
As vias que receberam asfalto foram: Ruas José Lourido, Antônio Figueira e Henrique Canuto. Juntas, ultrapassam mais de 1 km de malha asfáltica.
“Desde o início de nosso mandato eu me comprometi que traria a dignidade em forma de infraestrutura para o povo que mora aqui na região do Lago Grande, e hoje, poder estar aqui neste importante Distrito, pisando nesse asfalto, é algo mágico. Pois há alguns anos nunca se imaginava que Curuai se desenvolveria tão rápido com a chegada do asfalto, e hoje, estamos vendo um sonho que não foi só meu, e sim de todos os que moram em Curuai e que fizeram parte dessa obra”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
A obra teve início em julho de 2022. Após a assinatura da Ordem de Serviço, as máquinas começaram a fazer o trabalho preliminar de limpeza e terraplenagem.
“Foi mais uma obra que entrou para a lista das desafiadoras, pois não temos usina de asfalto em Curuai, sendo assim, o transporte do asfalto era feito de uma forma que até preocupava a gente. As caçambas eram carregadas à noite, embarcavam no mesmo dia em balsas, e passavam a madrugada viajando para que na manhã seguinte, estivessem em Curuai para tão logo aplicar a massa asfáltica, pois a mesma não pode demorar após a usinagem, senão compromete o asfalto. Porém, graças a Deus, conseguimos e hoje estamos aqui entregando essa obra maravilhosa”, lembrou o engenheiro Daniel Simões, secretário municipal de Infraestrutura.
A pavimentação de vias do distrito de Curuai vem impulsionando a economia local. “Aqui, antes era só lama quando chovia, e na época do verão era muita poeira, então nem passava pela nossa cabeça, empreender ou abrir qualquer negócio. Mas aí a Prefeitura veio e asfaltou as principais ruas, agora eu já penso em ampliar a lojinha que abri recentemente”, contou uma moradora e comerciante.
“Pra gente que tem moto ou carro ficou mil vezes melhor, agora acabou o quebra-quebra por conta dos buracos que se formavam com a chuva”, relatam moradores.
Alem do asfalto, a Prefeitura implantou iluminação de led e construiu, ainda, as sarjetas, calçadas com piso tátil, meio fio, drenagem superficial e implantou, ainda, as sinalizações horizontais e verticais, por meio das placas e pinturas.
Veja mais fotos desta obra histórica
Ascom PMS