Ambulatório municipal não realiza marcação de consultas. Entenda como funciona o procedimento

Ambulatório atende 8 especialidades médicas
Reprodução/Ag. Santarém

O atendimento ambulatorial funciona como um complemento aos serviços prestados pelo Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), principalmente quando há indicação médica para a continuidade do tratamento. Agora, todas as marcações de retorno que o paciente necessitar precisam ser realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O enfermeiro da unidade protocola e classifica conforme as prioridades da urgência e emergência.

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Antes, o agendamento era realizado direto no ambulatório. Com a mudança de fluxo feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esse perfil mudou. O objetivo é agilizar e diminuir a fila de espera de consultas e procedimentos de média e alta complexidade.

“O paciente dá entrada na Unidade Básica de Saúde e entrega a solicitação. O enfermeiro da unidade protocola e classifica.  Pacientes que precisam de retorno após internação no HMS também entram na fila de acordo com a solicitação do médico. Às sextas-feiras, a documentação é encaminhada para a Central de Cadastro do Paciente (CCP). Após o agendamento, a equipe entra em contato com o solicitante”, explicou a coordenadora da Central de Regulação da Semsa, Dorliete Ferreira.

De acordo com secretária de Saúde, Irlaine Figueira, o novo fluxo facilita o acesso do usuário e agiliza as demandas reprimidas do município. “O ambulatório do município atende o Hospital e algumas solicitações de médicos de UBS’s que indicam a avaliação de um especialista, mais um motivo para todo histórico clínico do paciente iniciar nas UBS’s”, destacou.

Especialidades e dados de atendimento 

O ambulatório do HMS atende as seguintes especialidades: cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, urologia e infectologia.

Em janeiro, o local fez 1.055 consultas, já em dezembro de 2022 foram 1.202 atendimentos com médicos especialistas. “Nós atendemos a partir das 7h da manhã até às 16h. O usuário já vem com o papel de encaminhamento e aqui a equipe já visualiza no sistema. Ainda tem muita gente vindo no ambulatório para realizar a marcação, estamos orientando a procurar as UBS’s. Pedimos compreensão, porque é para mantermos a organização”, disse a chefe da Divisão Ambulatorial, Conceição Moita.

O ambulatório está localizado na Travessa 15 de Agosto, n° 1011 – Bairro Santa Clara. 

Central de Regulação – A Central de Regulação é o setor responsável por agendar exames e consultas médicas de média e alta complexidade, além de realizar o gerenciamento das vagas de leitos. A equipe da Regulação realiza o cruzamento de dados, entre as solicitações recebidas e as vagas ofertadas por cada unidade de saúde, conforme o perfil de atendimento das clínicas e hospitais conveniados na rede do SUS e, assim, encaminha o usuário para a unidade de saúde que melhor atenda a sua demanda.

Ascom PMS