Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA participa de seminário deslocamentos compulsórios em Santarém

Deslocamentos compulsórios estão entre as consequências do processo de instalação de grandes projetos. Para debater o tema o deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC-Alepa), participará do seminário sobre reparação integral de danos e normativas para proteção de direitos de populações deslocadas por grandes projetos na Amazônia Paraense, a ser realizado nesta sexta-feira (14) às 14h, na sede do Ministério Público do Pará (MPPA), em Santarém.

A Comissão de Direitos Humanos da Alepa faz parte da frente de trabalho para discussão de estratégias de proteção de direitos em casos de deslocamentos compulsórios, além do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), MPPA e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

As populações atingidas, removidas ou não de suas casas, enfrentam um conjunto de impactos sociais, econômicos e ambientais que colocam em risco a manutenção de seus modos de vida. 

A abertura do evento ocorreu no dia 12 em Altamira. O seminário ainda será realizado em Marabá, Barcarena e Belém e contará com a presença de representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores do tema.

Fonte: Ascom ALEPA