Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, é indicada para equipe de transição do Presidente eleito

Regina Fatima Feio Barroso, escolhida para o GT da área de Saúde
Regina Fatima Feio Barroso, GT da área de SaúdeReprodução

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai contar com o apoio da superintendente do Complexo Hospitalar Universitário (Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto) da UFPA/Ebserh, Regina Fatima Feio Barroso, no GT da área de Saúde. O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, na tarde desta quarta-feira, 16.

Regina Feio Barroso é Doutora em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Pará. Atua na área da Saúde Coletiva, nos temas: desenvolvimento sustentável, gestão e políticas de saúde. Coordenou o Curso de Graduação de Odontologia da UFPA de 1999 até 2003 e foi Pró-reitora de Extensão da UFPA no período de maio de 2003 até julho de 2005. Atuou como Vice-Reitora da UFPA de outubro de 2005 a julho de 2009, e coordenou no Estado do Pará o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-PA), o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS-PA) e o Projeto MS/OPAS VERSUS. É coautora e inventora do produto Composição Evidenciadora de Biofilme Dental com Corante de Açaí, com patente concedida pelo USPTO. Atualmente é Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA (CHU-UFPA/EBSERH) formado pelo Hospital Universitário João de Barros Barrete e Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza.

“Fico feliz com a indicação, sobretudo por representar a voz da Amazônia como profissional atuante, que conhece as necessidades do território, e entende a importância de discutir os problemas de saúde da região. Espero contribuir com o olhar de quem atua há algum tempo na área de saúde coletiva e vem realizando experiências exitosas na gestão de políticas públicas, por meio da administração do maior complexo universitário federal da Região Norte”, ressalta Regina.

No GT de Saúde, além da superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA também foram confirmados os nomes de diversos ex-ministros da área nos governos petistas, como Alexandre Padilha, Arthur Chioro, Humberto Costa e José Gomes Temporão, juntamente com o presidente do Conselho Nacional da Saúde, Fernando Zasso Pigatto; a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Lúcia Souto; a coordenadora de Cardiologia do Instituto do Câncer do estado de São Paulo, Ludhmila Abrahão Hajjar; a ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima; e o diretor clínico do Instituto do Coração (InCor), Roberto Kalil Filho.

O grupo técnico deve produzir subsídios para elaboração de relatório final de transição, conforme a portaria. Nele, são dispostas as funções de coordenador, relator, assessor administrativo e integrantes convidados pela coordenação. O documento não faz relação direta entre os grupos temáticos e os futuros ministérios do governo Lula, mas inclui áreas que foram citadas como potenciais novas pastas durante a campanha – povos originários e previdência social, por exemplo. Ainda não há informações de quando Dra. Regina deve iniciar os trabalhos no grupo.

Fonte: Gov.br/ebserh