Ação de limpeza é realizada na praia do Pajuçara em Santarém

Entre voluntários, comunitários e estudantes dedicaram tempo em prol da preservação ambiental.

Sacolas plásticas, garrafas pets, embalagens das mais variadas, fraudas descartáveis, garrafas tipo long neck, pneus, estes foram alguns dos mais variados resíduos sólidos retirados pelos voluntários na ação de limpeza da praia do Pajuçara, que fica a 20 minutos do centro de Santarém, no Oeste do Pará. A ação faz parte da antecipação do projeto Caminhada Ecológica, que neste 2022, completa 24 anos e será realizado nos dias 04 e 05 de novembro, com saída da praia do Maracanã até a chegada em Alter do Chão, um percurso de 44 km no litoral de Santarém.

Na praia do Pajuçara comunitários, estudantes da escola Nossa Senhora de Nazaré e voluntários do Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) realizaram a limpeza do local. “A nossa praia mudou, é uma mudança muito grande. A praia tá muito suja, a gente pese apoio de um e se outro e a gente tem que cuidar do nosso meio ambiente, os moradores, os banhistas, todo mundo”, enfatizou a moradora comunitária Iracema Carvalho, que mora na comunidade a 30 anos.

Se de um lado tem a experiência de doma Iracema, do outro tem a consciência da Josiana Magna, aluna do 4° ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. “A gente tem que proteger nossa cidade para o bem de todos. Retirando o lixo a gente aprendeu como é importante cuidar da nossa casa e dizer para as pessoas que não pode deixar lixo na praia, na rua”, ressaltou a pequena que realizou a limpeza da praia que também é uma extensão da sua casa.

A professora Andria Gomes esteve durante toda a programação com seus alunos participando da ação, foi uma aula prática de cidadania e meio ambiente. “Faz tempo que nós desenvolvemos esse projeto aqui na escola para salvaguardar o nosso meio ambiente, essa é uma aula super importante, aqui elas estão vendo na prática o que estudamos em sala de aula e eles vão poder sair daqui e levar para casa para seus familiares, amigos que ao vir a praia eles tem que deixar um ambiente limpo, que eles tem que levar o seu lixo para ser coletado corretamente”, frisou a professora.

Apoiado pelo GDA, a limpeza antecede a Caminhada Ecológica, é um chamamento para todos os participantes. “Todos os anos gente faz assim, primeiro uma ação de limpeza nas praias Juá e Pajuçara depois a limpeza completa nas demais praias. Nós estamos retornando após a pandemia, e buscando chamar a população para participar conosco desse projeto que tem cunho ambiental, turístico e também de entretenimento já que a gente caminha por 14 lindas praias ao longo do rio Tapajós”, finalizou.

Durante a limpeza do Pajuçara foram retiradas aproximadamente 500 sacolas de 200 litros de resíduos sólidos que se não descartados corretamente oferecem risco ao homem e ao meio ambiente. As inscrições para a XXIV Caminhada Ecológica podem ser realizadas na sede do GDA, na travessa Agripina de Matos, entre a rua 24 de outubro e Avenida Tapajós, no bairro do Laguinho ou via formulário digital https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCuoCwfc7I0f2-nSU5mSV0z66HKdKBwgVlolYKluavo9v2qA/viewform

Por Martha Costa, assessoria