Ônibus urbanos e intermunicipais, além do transporte fluvial, não terão cobrança de tarifa no final de semana do segundo turno das Eleições 2022.
Exercer o direito ao voto requer também um certo esforço dos eleitores que irão escolher o futuro presidente do Brasil entre os anos de 2023 e 2026. No dia do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, muitas pessoas se desdobraram para conseguir escolher seus candidatos em algumas zonas eleitorais, por vezes, distantes de seus domicílios atuais.
Pensando em democratizar ainda mais o acesso dos eleitores aos locais de votação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém anunciaram que, no final de semana do segundo turno das Eleições 2022, marcado para 30 de outubro, haverá passe livre aos usuários que utilizam ônibus urbanos, rodoviários, intermunicipais e embarcações do transporte fluvial.
Logo, em Belém e Região Metropolitana, ninguém precisará pagar pela tarifa, atualmente estipulada em R$ 4,00 nas linhas urbanas e em R$ 6,40, na rota entre o Distrito de Mosqueiro e o bairro de São Brás.
O anúncio foi feito nas redes sociais pelo governador do Estado, Helder Barbalho (MDB) e pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL). A medida atende a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
“Olá, Pessoal! Após decisão do @stf_oficial estou publicando Decreto que estabelece gratuidade de ida e volta para todos os eleitores que estiverem se deslocando para a sua cidade de votação”, pontuou Helder.
“A decisão vale para o transporte intermunicipal fluvial e rodoviário das 7h da manhã de sábado (29) até as 7h da manhã de segunda-feira (31)”, concluiu o governador.
“Acabei de assinar o decreto que garante o passe livre para o transporte público no dia do segundo turno das Eleições. Essa iniciativa revela o compromisso de Belém com a democracia. Garantir a participação dos eleitores é promover a cidadania e fazer valer o direito do voto”, afirma Edmilson.
Fonte: DOL