Governo do Estado destinou 8 respiradores para o Hospital Regional do Baixo Amazonas e 10 para o Hospital de Campanha
Oito kits de respiradores e monitores cardíacos, com bombas de infusão, chegaram em Santarém na tarde desta segunda-feira (25) para ampliar leitos no Hospital Regional do Baixo Amazonas. O Governo do Pará enviou no domingo (24) outros 10 equipamentos para o Hospital de Campanha, aumentando para 51 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no município.
O Secretário Regional de Governo do Oeste Henderson Pinto explicou que o envio dos equipamentos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas possibilita estruturar também a unidade hospitalar de alta complexidade. “Essa foi uma determinação do governador Helder Barbalho e com isso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas passa de 27 para 35 leitos de UTI, destinados para pacientes de Covid-19, o que vai ajudar consideravelmente na redução do número de pessoas aguardando vagas, tanto na Unidade quanto no Hospital de Campanha” – Henderson Pinto.
O diretor Geral do HRBA Hebert Moreschi afirmou este é um grande reforço do Governo do Estado. “Nós recebemos esses equipamentos em boa hora, afinal o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência para toda região oeste do Pará, atende aproximadamente 1.200.000 de habitantes e nós sabemos que a contaminação pelo vírus está se expandindo. Existe uma tendência forte de que a demanda aumente ainda mais, e o nosso objetivo com esses equipamentos é dar um reforço nessa guerra. Acredito que amanhã eles já estarão disponíveis para serem utilizados pela população.”
Os equipamentos fazem parte da remessa de 130 respiradores que o Estado recebeu na sexta-feira (22) do Ministério da Saúde. No domingo (24), 10 kits chegaram a Santarém e foram destinados para o Hospital de Campanha e já estão sendo montados.
Hospital de Campanha de Santarém recebe dez kits de ventiladores mecânicos
Os equipamentos para a instalação dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegaram na tarde do útimo domingo (24). Além dos dez ventiladores mecânicos, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) recebeu 40 bombas de infusão e dez monitores enviados pelo Governo do Estado do Pará que foram entregues na tarde de domingo (24). Com isso, a Unidade poderá ampliar a oferta de atendimento aos pacientes com quadro clínico agravado em decorrência do novo Coronavírus.
Capacidade de atendimento
O Hospital de Campanha de Santarém é uma unidade referenciada de atendimento porta-fechada para os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, de baixa e média complexidade. Isso significa que o Hospital recebe apenas pacientes transferidos de outras Unidades, com quadro de internação confirmado por um médico.
Com a chegada dos kits de respiradores, assim que for finalizada a montagem e instalação dos equipamentos, O Hospital ampliará sua capacidade de atendimento para casos que necessitem de suporte ventilatório para 16 leitos no total.
No momento, o HCS realiza o atendimento de 52 pacientes na clínica e cinco na estabilização com suporte ventilatório.
Com informações da Agência Pará e Ascom HCS