Letícia Garimpeira é candidata a Deputada Estadual pelo PSC

A disputa pela vaga surgiu da necessidade de representatividade da classe da qual ela faz parte junto a Assembleia Legislativa do Estado
Sou povo, sou Letícia Garimpeira 20111/Foto: Arquivo Pessoal

A candidata à Deputada Estadual pelo Partido Social Cristão (PSC), Letícia Pereira Estrela, conhecida como “Letícia Garimpeira” de 36 anos de idade é moradora da região garimpeira de Itaituba no Sudoeste do Pará.

Casada há 15 anos e mãe de um casal de filhos, a mulher diz que aceitou o desafio de representar a classe da qual faz parte, dos garimpeiros da região, por conta da necessidade e das dificuldades enfrentadas pela categoria. Segundo Letícia, o garimpo hoje é o seguimento mais perseguido e injustiçado de toda a Amazônia.

“A minha vontade é que tivesse mais representantes da classe garimpeira disputando e do lado do Presidente Jair Bolsonaro, mas infelizmente sofremos baixa no meio do caminho, Zé Altino mesmo foi uma grande perda da classe garimpeira, ele não ter se candidatado, o povo garimpeiro de todo o Estado vem me dando força e me fazendo acreditar que vamos chegar lá, me coloco à disposição para trabalhar em prol não só dos garimpeiros, mas também pelo Agro, pelos madeireiros e os menos favorecidos da nossa região”, palavras da candidata Letícia Garimpeira.

Letícia em visita ao povo da região/Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

Destemida e corajosa, Letícia representa a força da mulher brasileira e esta é a primeira vez que ela participa de uma disputa eleitoral.

“Sou garimpeira não sei fazer essa política partidária, sempre defendi o meu povo garimpeiro da região porquê eu sou como eles, se acabarem os garimpos como eu vou sustentar meus filhos? Estamos correndo riscos todos os dias e precisamos de liderança e de sabedoria para legalizar a atividade garimpeira em sua totalidade, não como ambientopatas querem, mas sim como ela deve ser, respeitando nossa cultura e nosso modo de vida”, disse Letícia.

Letícia reafirma o seu comprometimento com a questão legalização da garimpagem e defende esta bandeira.

Conheça nosso projeto: Clique aqui

“Já apresentamos e reconhecemos em cartório nossas propostas para legalizar a nossa atividade, ninguém melhor que os garimpeiros para realizar e construir junto ao governo essa tão sonhada legalização! Nós temos o apoio de lideranças garimpeiras de todas as regiões que construíram junto a nossas propostas, porque não é qualquer legalização que queremos, precisamos que o estado cumpra seu dever constitucional e trate o povo garimpeiro como um cidadão que tem direito e não trate o garimpeiro como bandido. Itaituba quer criar uma lei municipal de licenciamento ambiental da atividade garimpeira, fomos contra alguns pontos e apresentamos as nossas propostas. É assim que vamos fazer! Não vamos aceitar que as leis sejam impossíveis de serem cumpridas! Só queremos trabalhar e o governo tem que dizer como, e nós todos unidos vamos salva a economia Garimpeira da região. Nossas propostas estão registradas em cartório e estamos aos poucos apresentando-as aos eleitores e não são só para o povo garimpeiro, temos proposta para o agro, madeiros, comerciantes por exemplo. Mas a principal proposta é esta, defendendo o povo garimpeiro por amor, conhecendo a diferença de uma carcaça para uma careta, ou seja nossa campanha é de garimpeiro para garimpeiro, e juntos ao presidente Bolsonaro que já me ouviu e entendeu que o povo garimpeiro é vítima e não culpado da política ambiental das ONGs, juntos ao nosso defensor senador Zequinha Marinho, senador Mario Couto, candidatos a deputados federais como o delegado Caveira nosso parceiro e Júlia Marinho, vamos fazer uma revolução na região, trazendo prosperidade e dignidade a todos os garimpeiros e parceiros da atividade em nosso Estado.”

Por onde passa esta mulher de fibra, tem sido muito bem recebida e acolhida pelo povo trabalhador e batalhador de toda a região.

Letícia Garimpeira sendo acolhida pelo povo/Foto: Arquivo Pessoal

“Sou humilde, não sou política por conveniência e sim por sobrevivência, dependo do garimpeiro, meus amigos garimpeiros dependem do trabalho do garimpo para levar o pão de cada dia para a mesa de suas casas, temos diversos problemas sociais como falta de escolas, saúde, assistência social, queremos ajuda para aposentar nossos pioneiros e muito mais, então quando falo com o povo e olhos nos olhos deles, posso provar que sei o que eles querem e precisam porque sou igual a eles!”.

Empresário e Garimpeiro Maranhão também apoia Letícia

Sou povo, sou Letícia Garimpeira 20111.

Fonte: Portal Plantão 24horas News