Maria Gadú e Suraras do Tapajós são atrações do Festivais ‘Dia da Amazônia 2022’ neste sábado em show na Anysio Chaves em Santarém

Os shows serão gratuitos e contarão com a participação de outros artistas locais; confira a programação
Maria Gadú é uma das artistas confirmadas na Virada Cultural Amazônia de Pé, em Santarém — Foto: Reprodução/Internet

Santarém recebe neste sábado (10) o evento final dos Festivais Dia da Amazônia 2022, que mobilizaram 150 mil pessoas em Belém, Belo Horizonte, Macapá, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís, e São Paulo, entre 3 e 4 de setembro, para celebrar o bioma e reforçar a necessidade urgente de se garantir sua proteção. Em Santarém, a programação denominada Festival ManíFestar começou dia 5 e encerra neste sábado.

O festival ManíFestar é feito coletivamente pelas organizações: NOSSAS, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia e Engajamundo.

Os shows gratuitos em Santarém serão realizados na Praça de Eventos da avenida Anísio Chaves, Aeroporto Velho, começam às 18h e seguem até à meia-noite. A última apresentação prevista tem Suraras do Tapajós com Thaline Karajá e Maria Gadú. (programação completa abaixo)

Suraras do Tapajós também são atração da Virada Cultural Amazônia de Pé — Foto: Divulgação
Suraras do Tapajós também são atração da Virada Cultural Amazônia de Pé — Foto: Divulgação

O objetivo da mobilização tem sido atrair públicos diversos para, pela primeira vez desde que a data foi instituída por lei, em 2007, celebrar o Dia da Amazônia com grandiosidade, levar a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e que o que acontece na floresta tem grande impacto no Brasil e no mundo também vem sendo um dos focos da iniciativa.

Centenas de ações descentralizadas por todo o país

Além dos festivais nas oito cidades, acontece até este sábado a Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pela Campanha Amazônia de Pé. A programação da Virada reuniu mais de 625 ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades organizadas de maneira autogestionada por seus proponentes, e demonstram que em todas as regiões do país os brasileiros estão atentos ao tema e querem participar dessa comemoração em defesa da Amazônia.

Programação – 10/09

  • 18h – Zek Picoteiro;
  • 19h – Teatro infantil – Vaca Lusa;
  • 19h30 – Bailado de Carimbó;
  • 20h – Trap de Santarém: Gp Rataria, Kovac, Kaus Mc, Prime, Iank Miller, Monaliza, Alternativos
  • 20h30 – Show Especial Vozes da Amazônia (com Chico Malta, Hermes Caldeira, Osmarino, Paulinho Barreto, Adrya Goes, Vitória Gatto e Cristina Caetano, Rawi, El Puxirum e Priscila Castro, Nato Aguiar, Silvan Galvão e Nilson Chaves;
  • 22h30 – Suraras do Tapajós convida Thaline Karajá e Maria Gadú

As informações são do g1 Santarém

No inicio da tarde de hoje a coordenação do evento divulgou uma nota informando que a cantora Maria Gadú não vira mais para o evento. Veja a nota:

Sentimos muito em informar que, por motivos alheios, a cantora e compositora Maria Gadu não poderá participar do show das Suraras do Tapajós, que acontece neste sábado, 10/09, no Palco Amazônia de Pé em Santarém.

Em nome da campanha Amazônia de Pé, do Festival ManíFestar e do grupo Suraras do Tapajós pedimos sinceras desculpas aos fãs da artista que estavam ansiosos pela visita de Maria Gadu à cidade.

O show das Suraras do Tapajós está de pé, assim como a participação de Thaline Karajá, que prometem representar o poder de resistência do povo amazônico.

A programação do palco Amazônia de Pé continua, sem mais alterações, a partir de 18h na Praça de Eventos da Anysio Chaves. Aguardamos vocês para celebrar a cultura amazônica defender a florestas e seus povos.

Atualizada às 19h26 para adicionar a nota.