Representantes de partidos, coligações e/ou federações participaram ontem do sorteio no TRE
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno inicia em menos de uma semana, no próximo dia 26, sexta-feira. Para definir ordem de exibição e tempo destinado a cada candidatura, coligação e/ou federação, o Tribunal Regional Eleitoral reuniu ontem, 19, em sua sede, representantes dos partidos políticos, coligações e/ou federações partidárias para os sorteios de definição dessas veiculações, e de distribuição dos tempos de exibição. A preparação foi toda exibida pela internet e segue disponível no canal do YouTube do TRE do Pará.
Pará tem a terceira maior receita do Brasil
De acordo com a ordem dos sorteios realizados, a exibição de programas e inserções de candidatos a governo do Estado, será da seguinte forma: Solidariedade, Federação PSOL-Rede, coligação Pra Seguir em Frente, com o MDB, Avante, PDT, PODE, PP, PSB, PSD, PSDB, Cidadania, PT, PC do B, PV, PTB, Republicanos e União Brasil, e coligação União do Bem pelo Pará -PL, PSC e Patriota. Os tempos diários de exibição serão de, respectivamente, 34 segundos; 31 segundos; 7min27seg; e 1min26seg. No dia seguinte, a ordem de exibição é invertida, e assim sucessivamente. Em função da cláusula de barreira – dispositivo legal que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcança um determinado percentual de votos – , deste primeiro sorteio não participaram os partidos PSTU, PRTB, PMB e Agir, que também apresentaram candidatos ao cargo para estas eleições. Portanto, não terão tempo nem de TV e nem de rádio neste período.
Veja as profissões com mais candidatos no Pará
O Pros, apesar de ter apresentado candidata ao governo na convenção, esta semana homologou desistência da mesma, que irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal. E por isso também não participou do sorteio. Na propaganda para o Senado Federal, a ordem inicial definida ficou: Avante, com 12 seg; União do Bem Pelo Pará, com 1min2seg; Pros, com 13seg; federação PSDB-Cidadania, com 48seg; federação Brasil da Esperança, com 1min27seg; Podemos, com 24seg; e PP, com 49seg. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV vai até o dia 29 de setembro.
Fonte: DOL