O caso aconteceu na tarde do último domingo (7) por volta das 15h30; a menina, de 2 anos, foi encontrada pelo policial já com o pulso fraco.
Um policial do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) que estava de folga na praia, salvou uma criança que se afogava nas águas do rio Tapajós, na vila balneária de Alter do Chão, que fica distante cerca de 37 km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará. A menina, de 2 anos, foi encontrada pelo policial já com o pulso fraco. O caso aconteceu na tarde de domingo (7) por volta das 15h30.
Ao g1 o policial contou que estava na praia com a família, quando ouviu gritos de sua esposa chamando pelo seu nome para socorrer uma criança que estava se afogando no rio Tapajós. Ele disse ainda que a menina estava desacordada e com pulso muito fraco. A mãe da criança estava transtornada com a situação.
“Eu estava ontem (domingo) com a minha família em Alter do Chão, na praia. Estava sentado na cadeira de uma barraca por volta das 15h30, quando escutei a minha esposa chamando alto pelo meu nome e vindo na minha direção. Ao se aproximar falou que uma criança havia se afogado e um rapaz estava saindo da água com ela nos braços”, relatou Cabo Rosivaldo Júnior (R. Júnior).
Durante o resgate a criança ficou alguns minutos no fundo do rio. “A menina ficou mais de cinco minutos debaixo d’água. Ela estava desacordada e com a barriga bastante inchada quando a encontraram. Eu carreguei ela com cuidado, coloquei no chão, fiz a massagem cardíaca e respiração boca a boca”, contou.
Segundo o policial, as ‘manobras de ressuscitação’ duraram cerca de dez minutos.
“Eu virei a criança de lado e fiz outro procedimento de massagem cardíaca que durou cerca de dez minutos até que vomitou toda a água. Ela retornou, mas muito debilitada”, contou.
Após o cabo R. Júnior fazer as manobras de ressuscitação, o Corpo de Bombeiros chegou ao local e encaminhou a criança para a Unidade de Saúde 24h, da vila de Alter do Chão. Após ser avaliada na UBS, a criança foi encaminhada ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, onde ficou internada em observação até esta segunda (8).
“A menina ficou internada no HMS e hoje foi liberada por volta das 13h. Ela passou por vários exames e não deu nenhuma anormalidade, graças a Deus”, falou R. Júnior.
Ainda se recuperando do susto, Jéssica Fernandes, mãe da criança que se chama Isabela, contou que não percebeu quando a filha se afastou e foi arrastada pela água. Jéssica disse que é muito grata ao cabo R. Júnior por salvar a vida de sua filha. (veja o relato no vídeo abaixo)
Confira no link abaixo o relato de mãe de criança vítima de afogamento.
Após Isabela receber alta do HMS, a mãe Jéssica Fernandes fez questão de reencontrar o Cabo PM R. Júnior para agradecer pela atitude do policial que colocou em prática todo seu conhecimento em primeiros socorros para salvar a vida da criança.
Cuidados redobrados
Veja algumas dicas para se divertir sem preocupação na água:
- Nunca deixar a criança sozinha quando ela estiver próxima de água
- Falar para a criança não correr, empurrar ou pular em outras crianças perto de piscinas, lagos, rios, poços e represas
- Crianças devem ser observadas a cada segundo, mesmo em piscinas plásticas e banheiras
- Mantenha brinquedos do lado de fora da piscina
- Baldes e bacias com água devem ficar fora do alcance de crianças
O Corpo de Bombeiros orienta que para casos de afogamento é sempre necessário chamar a corporação o mais rápido possível.
Fonte: g1 Santarém