Natural de Santarém, oeste do Pará, Daniela Tapajos é porta-estandarte do Garantido, o boi vermelho
Na noite de sexta-feira (24), o 55° Festival Folclórico de Parintins voltou após dois anos de pausa, por conta da pandemia de covid-19, e tem paraense como destaque nas apresentações. Natural de Santarém, oeste do Pará, Daniela Tapajós é porta-estandarte do Garantido.
VEJA MAIS
Festival de Parintins 2022: veja onde assistir ao vivo e a programação de hoje (25/06)
Festival de Parintins 2022: Caprichoso mostra a ‘Amazônia-Floresta’ no Bumbódromo
O tema que o boi defendeu foi “Amazônia do Povo Vermelho”. O Garantido busca valorizar o brado dos povos da floresta por um mundo melhor, destacando o processo de formação histórica e cultural, com foco na influência indígena e cabocla.
“Foi uma grande apresentação. Eu estou de alma lavada, a nossa galera está de alma lavada. O Garantido deixou a sua mensagem muito clara. A mensagem de que esse bioma, a Amazônia, é o maior bioma do planeta. E é o maior bioma que equilibra o planeta”, disse Antônio Andrade, presidente do boi Garantido.
O Garantido levantou a bandeira do empoderamento feminino levando, pela primeira vez, mulheres tuxauas para a arena do Bumbódromo. “Nós [os homens] devemos ser os primeiros a respeitar as mulheres”, completou Andrade.
As apresentações de Garantido e Caprichoso são no Bumbódromo, em Parintins, Amazonas, e ocorrem ainda neste sábado (25) e domingo (26).
Confira as fotos da apresentação do Garantido
Fotos: Michael Dantas / SEC
Fone: O Liberal