Pirâmides da era pré-colonial são descobertas na Amazônia

Os achados datam do período de 500 a 1.400 d.C
Estudos derrubam a ideia de que a Amazônia ocidental era pouco habitada nos períodos pré-coloniais (Reprodução – Roland Seitre/Nature Picture Library)

Um artigo científico da revista “Nature”, publicado na última quarta-feira (25), afirma que pesquisadores alemães descobriram vestígios de “cidades” da era pré-colonial na parte boliviana da floresta amazônicaPirâmides e demais estruturas encontradas pertenciam à cultura Casarabe, entre os anos 500 e 1.400 d.C.

VEJA MAIS

Parque Estadual Monte Alegre é escolhido como patrimônio cultural material do planeta

Mergulhador encontra espada de 900 anos que pode pertencer a um cavaleiro das Cruzadas

Esqueleto de dois mil anos é achado portando um ‘celular’

Os autores da pesquisa declararam que seus estudos derrubam a ideia de que a Amazônia ocidental era pouco habitada nos períodos pré-hispânicos.

Para achar as cidades, os cientistas utilizaram uma tecnologia que consiste em um laser aéreo que dispara feixes infravermelhos e analisa sua reflexão. Dessa forma, é permitida a “remoção” da vegetação e, como resultado, a percepção das estruturas que estão abaixo dela.

O arqueólogo Christopher T. Fisher, professor de antropologia na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, avaliou que os dados “apontam para populações densas, paisagens geradas pelo homem, centros com arquitetura monumental e uma complexa hierarquia de assentamentos que podem ser indicativos de sociedades de “nível de Estado”, contradizendo percepções anteriores de que as populações da região eram pequenas e de desenvolvimento limitado. Fisher não participou do estudo.

Fonte: O Liberal