Feira Internacional do Turismo segue até domingo, 8, em Belém
Representantes dos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia estiveram reunidos nesta quinta-feira (5) para o pré-lançamento do ciclo promocional da RAI – Rotas Amazônicas integradas de 2022 e anúncio do segmento para este ano. A reunião também faz parte da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA 2022), realizada pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Estado de Turismo (SETUR) de hoje até o próximo domingo (8).
Em discurso realizado durante a abertura da 10ª edição da Feira na noite desta quinta-feira, 5, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar destacou a vocação do município de Santarém o turismo, o potencial da cidade e os investimentos realizados em infraestrutura. Santarém é o destino anfitrião da FITA 2022, cuja programação se estende até domingo, 8. A abertura contou com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito.
“Santarém tem vocação para o turismo. Conhecida nacionalmente como a Pérola do Tapajós, a cidade respira o turismo, o seu brilho mais reluzente vem de suas belezas naturais e do seu povo hospitaleiro”, disse o gestor.
A FITA tem como tema este ano: “Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis”. O evento reúne cerca de 50 expositores de destinos turísticos do Pará e da Amazônia brasileira. A Feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Para o secretário Municipal de Turismo, Aláercio Cardoso, a FITA é uma vitrine que ajudará Santarém a alçar vôos gigantescos.
“É uma evento para o mundo. Certamente, ajudará Santarém a ser divulgada e a ganhar impulso em seu trade turístico”, argumentou Cardoso.
O prefeito Nélio Aguiar falou ainda sobre infraestrutura que toda cidade necessita para crescer no segmento do turismo.
“Como todos nós gestores sabemos, o turismo carece de estrutura e de investimento para continuar crescendo. Nós últimos cinco anos, implantamos o maior programa de asfalto já realizado no município, criamos anéis viários, estamos construindo rodovias de acesso às praias e que facilitam os fluxos de chegada e de saída dos turistas e visitantes, concluímos ou demos andamento em obras de dezenas de espaços de lazer, exemplo da Pista do Lazer da Nova República e dos nossos novos Cartões Postais que se tornaram a orla da Vila Arigó, a Orla do Maracanã e a nova Anysio Chaves”, destacou Nélio Aguiar.
O prefeito lembra ainda que o município vai ganhar a nova orla da cidade, com arrimo de proteção à cheia do Tapajós, urbanizada e ornamentada, para agradar os turistas.
“Recentemente, ganhamos o mais moderno terminal hidroviário do Brasil. Nosso aeroporto foi ampliado e também já treinamos e capacitamos, por meio de nossa Secretaria Municipal de Turismo e parcerias, centenas de pequenos empreendedores e colaboradores das redes de hotelaria e de gastronomia”, disse o prefeito.
A programação da FITA 2022 conta com workshops, painéis de debates, cursos de capacitação, palestras-shows com convidados reconhecidos nacionalmente e atrações culturais.
Sobre a RAI
A organização dos sete estados do Norte através da RAI – Rotas Amazônicas integradas de 2022 foi firmada em 2021 com o objetivo de unificar os estados e direcionar as ações turísticas a cada ano. O estado do Acre será o dirigente da RAI em 2022 e durante a reunião apresentou o plano de ação e os estudos desenvolvidos para o segmento deste ano.
O secretário de Turismo do Pará, André Dias, falou da necessidade de os estados compartilharem suas experiências e desafios. “Precisamos ir além do Turismo, devemos procurar órgãos competentes como a Funai por exemplo, discutir políticas públicas, ir além da comercialização do Turismo e cumprir com a nossa responsabilidade social. O etno turismo é a cara da Amazônia, o turista estrangeiro procura por isso principalmente na nossa região, o contato com a comunidade local. Devemos nos fortalecer porque temos grande potencial para esse segmento”, afirma André Dias.
Em 2021, o segmento explorado foi o Turismo de Pesca esportiva, orientado pelo estado de Roraima. O diretor de Turismo de Roraima, Bruno de Brito, coordenador da RAI, avaliou o primeiro ano como experimental e pontuou que mesmo com apoio restrito conseguiu explorar o segmento.
Texto: Alailson Muniz e Governo do Pará (SECOM)