Neste mês de abril, os brasileiros têm para receber o Auxílio Brasil e também a antecipação do 13º do INSS. É preciso também ficar atento aos valores esquecidos em bancos e ao PIS/Pasep esquecido também
Os brasileiros têm diversos benefícios para receber em abril, o Auxilio Brasil realiza mais uma rodada de pagamentos e, desta vez, os beneficiários também recebem o Auxílio Gás. Outra oportunidade é o saque extraordinário do FGTS, que foi anunciado pelo governo federal, além de outros benefícios. Também será pago a antecipação do 13º salário do INSS e o abono esquecido do PIS/Pasep. Isso sem contar os valores esquecidos nos bancos.
No caso do Auxílio Brasil, o saque já foi liberado aos inscritos no NIS final 1, sendo que o calendário segue até a próxima segunda-feira (18). O Auxílio Gás também já começou a ser pago para famílias de baixa renda do país conseguirem comprar o botijão de 13kg. O governo disponibilizou um valor extra ao Auxílio Brasil de R$ 51 por família.
INSS
O 13º do INSS foi antecipado pela primeira vez em 2020 para amenizar os efeitos econômicos provocados pela pandemia de Covid-19. Este ano, a medida injetará R$ 56,7 bilhões na economia.
ESQUECIDOS
Em vigor desde o início de março, a primeira fase de saque de valores esquecidos em instituições financeiras acaba neste fim de semana. Hoje (16), haverá repescagem para os nascidos a partir de 1984 que perderam as datas para agendarem a retirada.
A partir de amanhã (17), o sistema entrará em pausa e passará por uma reformulação. As consultas serão retomadas apenas em 2 de maio, com novas fontes de recursos esquecidos incluídas. Todos deverão novamente fazer as consultas para verificarem se têm direito a novos saldos residuais.
O agendamento do saque pode ser feito das 4h às 24h. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais.
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.
Outra grana esquecida é do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2019. Os trabalhadores que estiverem aptos a receber o benefício, podem baixar o aplicativo Carteira Digital de Trabalho para consultar as informações sobre o abono salarial. Uma outra maneira de consultar o PIS pode ser realizada pelo telefone 800-726-0207, via atendimento Caixa ao Cidadão. Para o Pasep, as consultas estão disponíveis no site do Banco do Brasil.
Com informações da Agência Brasil/DOL