O projeto vai concorrer com outros municípios, dentro da categoria Inovação e Sustentabilidade
O projeto “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira”, irá concorrer a XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na Categoria Inovação e Sustentabilidade. Nessa quarta-feira, 9, o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou o projeto que disputará e representará Santarém na fase estadual. O resultado da premiação será anunciado no dia 22 de maio de 2022.
A XI edição do prêmio reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos regionais que tenham implantado projetos com resultados comprovados com o foco no desenvolvimento de pequenos negócios e na modernização da gestão pública.
“O nosso objetivo é implementar políticas públicas que possam alavancar o desenvolvimento econômico da região, como é o caso da cadeia produtiva da mandioca. O nosso sentimento é de gratidão pela união de vários parceiros, tanto da pesquisa, extensão, gestão e privado que uniram forças para idealizar o projeto. Vamos torcer para mais essa conquista para Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
O projeto
Em Santarém, o projeto “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira”, vem promovendo a Inovação e Sustentabilidade da cultura da mandioca, através de resultados importantes. Entre os principais: a pesquisa com identificação das variedades resistentes a fusariose; a identificação e caracterização dos patógenos; transferência de mudas micropropagadas ao campo; transferência de relação aos tratos culturais para os produtores; melhoria e incremento do material de propagação e aumento da produtividade com maior geração de renda e agregação de valor aos produtos e derivados da mandioca/macaxeira, proporcionando desta forma o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.
O projeto surgiu pela importância da cultura da mandioca/macaxeira na região e da necessidade da ampliação ao atendimento aos produtores de outros municípios. As ações se deram por meio da transferência tecnológica das variedades micropropagadas resistentes ao Fusarium e a multiplicação deste material por meio do programa ‘Maniva Tapajós’ com formação de maniveiros, permitindo assim a permanência das famílias no meio rural e estimulando a produção da agricultura familiar na região com sustentabilidade e geração de renda.
Leia também: Cadeia produtiva da mandioca ganha eficiência, tecnologia e movimenta economia na região Oeste do Pará
A ideia também se estendeu para inovação e aproveitamento dos subprodutos da mandioca em transformação de outros produtos para cadeia alimentar.
O projeto tem a integração das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e de Agricultura e Pesca (Semap), e é desenvolvido junto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), além da empresa privada Cargil.
Sobre o prêmio
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reconhece e dissemina boas práticas desenvolvidas pelas prefeituras com o objetivo de estimular o empreendedorismo, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e ambiental dos municípios.
Ascom PMS