A programação inicia nesta segunda (7) onde serão ofertadas cerca de 5 mil vagas; confira datas, locais e documentos necessários
A Prefeitura de Santarém inicia nesta segunda-feira (7), uma grande Ação de Cidadania com a emissão de RG’s para a população santarena. As ações acontecem de forma integrada entre as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Saúde (Semsa) e Educação (Semed).
Para esta ação, a Semtras disponibilizou servidores enquanto que a Semed colocou à disposição os espaços das escolas muncipais. O chamado ‘mutirão’ para emissão de RG visa atender às solicitações do documento em Santarém, oeste do Pará. Existem aproximadamente 5 mil agendamentos para emissão de RG no município.
Em Santarém são emitidas em média 18 mil carteiras de identidade por ano. O mutirão vai atender pessoas que já realizaram o agendamento em um dos postos de atendimento no município como Setor de Identificação Regional (Polícia Civil), Secretaria de Estado e Direitos Humanos (Núcleo da Sejudh), Estação Cidadania ou CAS/CAEC.
De acordo com o superintendente de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Jamil Casseb, a demanda é alta e há pessoas com agendamentos para emissão até 2023.
“Por conta dessa demanda reprimida, com agendamentos até junho e abril de 2023, um mutirão estará realizando emissão de RG no município. A cidade vai receber novos servidores para ajudar equacionar esse problema do alto índice de agendamentos”, destacou Jamil.
Segundo o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, a expectativa é para que essa fila de espera seja zerada.
“Nosso objetivo é atender aproximadamente 5 mil pessoas. Além disso, vamos atender uma outra demanda específica, que é da Colônia de Pescadores da Z-20 de Santarém. Por conta do recadastramento que os pescadores estão fazendo junto ao Governo Federal, estaremos atendendo o público no mesmo período”, disse.
“Conseguimos essa importante ação em parceria com o governo do estado que vai beneficiar milhares de santarenos. Nossas escolas municipais estão abrigando as ações de emissão de carteira de identidade e nossos heróis da saúde estão imunizando contra a covid-19. Nossos colaboradores foram disponibilizados para estarem ajudando nos trabalhos, dando maior agilidade na execução dos atendimentos. Agradecemos a parceria com o governo do estado que sempre tem sido atencioso às nossas demandas”, disse Celsa Brito, secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social.
Datas e locais
O horário de atendimento inicia às 8h nos locais abaixo:
- Entre os dias 7 e 9 de março o atendimento será realizado na Escola Ubaldo Corrêa (grande área do Santarenzinho)
- Entre os dias 9 e 11 do mesmo mês será na Escola Maria Uchôa (Floresta)
- Entre os dias 14 a 17 do mês será na Escola Madre Imaculada (Prainha)
Documentos necessários
No dia do atendimento é necessário comparecer em um dos postos com a certidão de nascimento ou de casamento original e cópia simples, foto 3×4 e comprovante de residência.
Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto.
Com informações do g1 Santarém