Prefeito Nélio diz que Santarém tá no limite de internações e faz um apelo para a população: “Mais do que nunca precisamos ficar em casa”

O prefeito deve convocar uma reunião do Comitê de Crise ainda hoje para analisar a situação
Divulgação

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, está preocupado com a rápida evolução do número de casos de Covid-19 em Santarém. A redação do Blog teve acesso a um áudio gravado pelo gestor onde o mesmo fala sobre o aumento expressivo aumento no número de casos de coronavírus no município. O gestor também comenta sobre a preocupação da prefeitura em relação ao Hospital de campanha e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que, segundo ele, já estão no limite de ocupação de pacientes.

“Sábado, 5h30 da manhã, já estamos de pé, preocupados porque a gente acompanhou ontem a tarde e também a noite o aumento rápido do numero de pacientes evoluindo para casos graves. São pacientes que não dá mais só pra tomar remédio em casa, pacientes que já precisam de internação, já precisam de um suporte de oxigênio. A gente teve um aumento muito rápido e muito intenso na UPA. Aumentou muito também a internação no hospital de campanha. Fiz contato também com alguns médicos do Hospital Regional, colegas que trabalham na UTI, pra saber e acompanhar a situação por lá e, nós estamos no limite”.

Até a última atualização do Boletim de atendimento da UPA 24h de STM – COVID-19, feita às 21h desta sexta feira (15), informava o seguinte:

A UPA recebeu hoje 98 pacientes na classificação do COVID-19. Desses, 93 são de novas notificações e 5 já tinham sidos notificados pelo município. Pacientes internados com outras patologias somaram 96.

O isolamento 1 da estabilização tem 7 pacientes com quadro delicado. Nos isolamentos 2 e 3 há 20 pessoas internadas. O isolamento pediátrico não tem nenhuma criança em observação.

Foram transferidos 3 pacientes para o HCS e 1 para o HRBA.

Esses números em relação à UPA são da última atualização, ocorrida ontem a noite, às 21h.

Essa é uma das preocupações. O prefeito garantiu que está lutando para entregar os medicamentos necessários para as pessoas. “Infelizmente o vírus vem avançando muito rápido, muita gente sendo contaminada, muita gente adoecendo, estamos lutando para levar medicamentos, pras pessoas não deixarem de tomar remédio, mas esses casos que precisam realmente e internação, que precisam de suporte de oxigênio, nos preocupa bastante”.

Nélio Aguiar também comentou sobre a quantidade disponível de aparelhos nos hospitais.

“Estamos no limite também do uso de aparelho de ventiladores, já sabemos que algumas providencias já foram tomadas na aquisição desses aparelhos, tanto para o hospital de campanha quanto para o Hospital Regional mas, devido as dificuldades de entrega, ninguém tem entrega imediata, é difícil, então deve demorar aí mais uns 10 a 15 dias pra poder ampliar essa estrutura aqui de Santarém”.

O prefeito ressaltou que, além da estrutura local ser pequena e insuficiente, não serve somente ao povo de Santarém, mas, também, aos municípios da região. “a gente tem acompanhado também com muita preocupação o aumento do número de casos nesses municípios, inclusive, vem aumentando o número de pedidos de transferência de pacientes graves de outros municípios para o HRBA”.

Nélio informou que deve convocar uma reunião de emergência com o Comitê de Crise para analisar a situação. “Devo convocar uma reunião de emergência do Comitê de Crise para gente analisar todas essas alterações que a gente teve nessas ultimas 24 horas, vamos partilhar e analisar essas informações pra gente analisar uma outra medida mais enérgica e que seja necessária pra gente conter  esse avanço rápido do vírus, da pandemia”.

NO final do áudio, o prefeito fez um apelo à população: “Então eu faço aqui esse apelo no começo desse dia: que a gente pare de circular , pare de tá na rua, pare de tá andando na rua, que a gente possa realmente ficar em casa, mais do que nunca a gente precisa dessa medida”.