Professor Edivanderson, da comunidade Piracao-era de Cima é um dos orientadores finalistas e professor destaque do prêmio
O ensino de frações utilizando a adubação na agricultura familiar na comunidade ribeirinha, Piracão-era de Cima, do município de Santarém, oeste do Pará rendeu ao professor Edivanderson Lopes Silva e sua equipe o título de finalista da 20ª FEBRACE, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, edição 2022.
Professor Edivanderson é o orientador de uma equipe formada por Sara Samile Oliveira Maia, Luiz Felipe Pereira Furtado, Luana Cardoso da Silva e que atuam na Escola Municipal Santa Cruz, região de várzea de Santarem.
A Escola concorreu com o Projeto Feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (FECITBA-PA) e sagrou—se uma das 10 finalistas do Pará.
Outros dois projetos santarenos também estão na grande final:
- Aplicação da física no cotidiano doméstico (907) Julie Karoline Tavares da Silva, Marcos Paulo Silva Olivetto (orientador) , Ricardo Augusto Cardoso de Sousa (coorientador) E E E F M Frei Ambrósio, Santarém, Pa exa – 106 física.
- A análise de presença de cargas elétricas no solo como forma de melhoramento da produtividade das culturas agrícolas (1209) Denílson Vicente Araújo Silva , Lucas Garcia Campos, Geovana Castro da luz, Luisa Helena Silva De Sousa (Orientador) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarem, SANTAREM, PA AGR – 401 Agronomia Projeto da Feira: Feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (FECITBA-PA)
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, está na 20ª edição.
Diante das restrições para controle da pandemia da Covid-19, a mostra de projetos da 20ª edição da FEBRACE será realizada no formato híbrido* – todos os projetos finalistas participarão de sessões de avaliação online e serão selecionados até 70 projetos de destaque para participação presencial em São Paulo no próximo mês de março.
Na semana de 21 a 25 de março de 2022, acontecerão simultaneamente a Mostra Virtual de todos os projetos selecionados como finalistas e a Mostra Presencial de aproximadamente 70 projetos de destaque em São Paulo no Campus da USP. Durante esta semana também acontecerão palestras e workshops com transmissão das atividades pela internet.
Sobre a FEBRACE:
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes que o executam e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que eles concebam e desenvolvam projetos investigativos.
A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Mesmo diante das dificuldades e restrições impostas pela pandemia, em sua última edição, realizada em março de 2021, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 28.650 estudantes de 27 unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 74 feiras afiliadas. O evento, realizado à distância em função da pandemia, contou com a participação de 709 estudantes finalistas acompanhados por 482 professores orientadores/coorientadores.
Com informações da Febrace.org