Belterra: primeiro óbito por covid-19 é registrado no município

A informação é do prefeito Jociclélio Macedo, que comunicou o fato por meio de vídeo
Prefeito de Belterra, Dr. Macêdo (centro) – Foto/divulgação

O prefeito municipal de Belterra, Jociclélio Macedo, usou as redes sociais para comunicar, por vídeo, o primeiro óbito por Covid-19 naquele município. A vítima é um senhor de 94 anos. Ele era morador da comunidade Lavras, no planalto santareno, mas por ter parentes em Belterra, procurou assistência médica naquele município.

De acordo com o Dr Macêdo, como é mais conhecido o prefeito de Belterra, nesta quarta feira (13) a tarde o quadro de saúde do paciente agravou bastante e, apesar de todos os procedimentos feitos como intubação e ventilação mecânica, o paciente não resistiu e evoluiu a óbito.

A prefeitura comunicou a morte já na manhã desta quinta feira. Segundo Dr. Macedo, logo após o óbito foi realizado um teste rápido e o mesmo deu resultado positivo para Covid-19. Mesmo assim, foi colhido material biológico e enviado ao Laboratório Central (Lacen) para posterior confirmação. O prefeito informou que não há como contestar a causa da morte, uma vez que o mesmo fazia tratamento de pneumonia típica de Covid.

Ainda segundo o gestor belterrense, “o paciente esteve em Santarém no último dia 28 de abril para receber a aposentadoria e, apesar de tomar todos os cuidados, possivelmente, pode ter sido nesse dia que o mesmo tenha se contaminado”.

Ainda conforme o gestor todos os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo seguidos para garantir o controle de contaminação do novo coronavírus.

No boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, o município de Belterra já soma 5 casos confirmados de Covid-19; 9 descartados, 4 em análises, 3 pacientes recuperados e 25 em monitoramento domiciliar.

Veja o vídeo em que o prefeito de Belterra, Jociclélio Macedo, informa, com detalhes, sobre o registro do 1º óbito por covid-19 no município. 

https://www.facebook.com/watch/PrefeituraDeBelterra/