Farmacêutica estima que primeiros lotes de entrega devem chegar ao Brasil no primeiro mês de 2022
A fórmula da vacina anti-covid foi aprovada pela Anvisa no dia 16 deste mês, mas o Ministério da Saúde ainda não liberou a aplicação do imunizante — segundo apuração do Metrópoles, a campanha só começará no próximo dia 10. No entanto, a farmacêutica Pfizer afirmou, nesta sexta-feira (24), que deve começar a entregar as doses da vacina contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos ao Brasil em janeiro de 2022.
“A Pfizer está atuando junto ao governo para definir as etapas do fornecimento das vacinas contra a Covid-19 para imunização da faixa etária de 5 a 11 anos, com estimativa de entregas a partir de janeiro de 2022”, afirma, em nota, a empresa americana.
Consulta pública
Resistente à vacinação de crianças, o Ministério da Saúde está fazendo um consulta pública antes de bater o martelo sobre a campanha de imunização. O ministro Marcelo Queiroga informou, nesta sexta, que irá recomendar a vacinação apenas com prescrição médica e termo de consentimento assinado pelos pais.
Sociedades médicas e os secretários de saúde são contra a determinação, que deve dificultar o acesso aos imunizantes. Alguns governadores e prefeitos, como Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, já afirmaram que não cobrarão qualquer documento dos pais para vacinar as crianças.
O imunizante da Pfizer já foi aprovado para o público entre 5 e 11 anos em vários países, inclusive na Europa e Estados Unidos, que aplicam há meses a vacina. Até o momento, não foram registrados problemas de saúde ou efeitos adversos graves entre os imunizados.
DOL, com informações do Metrópoles