O repasse de 50 mil mudas de manivas-semente é resultante do Projeto Maniva Tapajós, que já beneficiou milhares de agricultores na região
Ocorreu na manhã de quarta-feira,15 de dezembro, na Unidade Tapajós, Campus Santarém, o 3º Encontro de Entrega de Manivas-Semente para produtores rurais da Região Oeste do Pará. Foram entregues 50 mil mudas de manivas-semente de mandioca a produtores de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra que fazem parte do projeto Maniva Tapajós, desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). Em respeito às regras de biossegurança da Ufopa, o evento foi fechado, com limitação de público.
“A entrega das mudas faz parte de ações de fomento à cadeia produtiva da mandioca com suporte de pesquisa, extensão e desenvolvimento, alavancando a cultura da mandioca na região”, afirmou a professora Eliandra Sia, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). A partir do recebimento das mudas, os produtores iniciam a plantação e todo o processo será acompanhado de perto pela equipe do programa Maniva Tapajós.
A servidora da Sedap acrescentou que outros cinco produtores foram selecionados diretamente pela parceria da Sedap com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que presta assistência aos mandiocultores.
Qualidade genética – Segundo a engenheira agrônoma, a Sedap também forneceu 5 mil manivas-semente de mandioca para o município de Juruti, na mesma região, por meio do Instituto Juruti Sustentável( Ijus). A técnica citou ainda a participação do professor Marcos Amaral, da Ufopa Juruti, que trabalha na multiplicação desse produto para atender 50 produtores, com manivas de qualidade genética e fitossanitária.
As manivas repassadas são de variedades diferentes, como a BRS Mari e BRS Poti.
Nesta quinta-feira,16, será efetuado o envio das mudas para os produtores. Também ocorrerá o plantio de mudas do projeto Maniva Tapajós na Fazenda Experimental da Ufopa.
Comunicação/Ufopa, com informações do Projeto Maniva Tapajós.