O canal de atendimento também vai acompanhar e monitorar pacientes com sintomas de Covid-19
Por conta do aumento expressivo do número de notificações no município de Santarém a Secretaria Municipal e Saúde (Semsa) implantou um canal exclusivo de atendimento via telefone, o Telecovid.
O novo canal de atendimento se dá pelo fato da secretaria não está mais conseguindo monitorar e notificar a todos que buscam atendimento. Por conta da demanda, a Semsa, além de implantar o Telecovid, também está ampliando o quadro de enfermeiros para o setor de atendimento.
“Nós vimos a necessidade de tá implantando o Telecovid pelo fato do número de notificados estar aumentando muito. Os nosso monitores não estão mais tendo condições de monitorar os notificados e manter as informações sobre dúvidas para a população em geral. Porque, o que ocorria, o monitor não só recebia ou não fazia somente ligação (a ideia é o monitor ligar pro notificado) então eles acabavam recebendo muita ligação da população em geral pra tirar dúvidas, pra saber como fazia pra notificar, pra saber quais são realmente os sintomas, o que ele faz, então, aí a gente viu a necessidade de colocar dois números a disposição do Telecovid somente para essa função”, destacou a coordenadora de monitoramento da Semsa, Irlaine Figueira.
Segundo Irlaine, esse canal será somente para receber demanda, dar informações, tirar duvidas, informar o fluxo do monitoramento, enfim, pra repassar todas as informações em relação ao tratamento do Covid-19 em Santarém.
Com o aumento do número de notificados no município, a Semsa está ampliando o quadro de enfermeiros monitores. Serão mais dez monitores na linha de frente visando um pra melhor acompanhamento da população.
“Então, além dos monitores agora também terá o Telecovid. Os monitores serão somente para ligar, monitorar, controlar, vê se o paciente que já tem os sintomas está agravando ou não; e o Telecovid será pra receber toda demanda da população, pra tirar duvidas e pra ouvir mesmo”, ressaltou a coordenadora de monitoramento da Semsa.
Reunião
Hoje (6) pela manhã, uma reunião ocorrida no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) tratou sobre essas questões. Em pauta, o planejamento das ações de enfrentamento ao Covid-19 e treinamento para novos enfermeiros monitores.
Agora, todos que tiverem alguma dúvida ou queiram saber mais sobre o novo coronavírus vão poder falar diretamente com os profissionais da saúde.
Serviço
O horário de atendimento do Telecovid será de 08h às 20h, de segunda à sexta feira, pelos telefones:
TELECOVID
- 093 99213-4724
- 093 99158-1568