A imunização só é completa com o encerramento do ciclo das duas aplicações. Quem perdeu o prazo pode procurar os pontos de vacinação.
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta a população do município para a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para garantir a completa eficácia dos imunizantes. Segundo especialistas, completar o ciclo de imunização é a única maneira eficaz de combater a pandemia e evitar casos mais graves da infecção.
As equipes de saúde da Semsa trabalham de segunda à sexta em dois pontos de imunização na cidade e também se deslocam para levar a vacina para as comunidades do interior. No momento, estão recebendo a segunda dose a população de 30 anos ou mais, grávidas, puérperas, profissionais da educação e pessoas que fazem parte do grupo com comorbidades e doenças crônicas.
O secretário municipal de saúde Glayton Rodrigues reforça que novas doses estão chegando ao município e que a população procure se imunizar. “Basta comparecer aos pontos de imunização ou locais de atendimento para ser imunizado com a segunda dose. A prefeitura, por meio da secretaria de saúde está emprenhada em levar proteção para todos os mojuienses”, afirma.
“Nós estamos tendo uma boa procura da segunda dose, realizando também a busca ativa da população geral que por algum motivo ainda não tomou a segunda dose. Algumas pessoas foram embora, outras que sentiram algum efeito adverso se recusam em tomar a segunda dose, mas estamos fazendo essa busca ativa para que essas pessoas possam regularizar sua situação vacinal”, afirma a enfermeira Kesia Aguiar, coordenadora de imunização.
A professora Rosilene Lima estava contando as horas para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ela conta que agora se sentirá mais segura para voltar ao trabalho. “É uma sensação muito boa. É a certeza que a vacina vai funcionar, e é tudo que queremos que ela funcione e que a gente se sinta de fato pronta para trabalhar sem o medo constante de contrair o vírus”, disse.
Intervalo entre as doses
Duas das quatro vacinas contra Covid-19 atualmente distribuídas no município exigem duas doses – AstraZeneca e CoronaVac. Os intervalos entre a primeira e a segunda dose variam, pois cada vacina age por meio de mecanismos de ações diferentes. O único imunizante que assegura eficácia completa contra a doença em dose única é o da Janssen, da Johnson & Johnson.
A AstraZeneca tem o intervalo de 30 a 90 dias e a Coronavac de 14 a 28 dias. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para a segunda dose da vacina contra Covid-19 devem procurar mesmo assim os pontos de imunização.
Vacina é segura
As autoridades de saúde ressaltam que todas as vacinas são seguras. As vacinas contra a Covid-19 estimulam as defesas naturais e fazem com que o corpo produza sua própria proteção (anticorpos) contra o vírus causador da doença, o SARS-CoV-2. Isso ajudará a proteger contra a Covid-19 no futuro.
Conforme a bula dos medicamentos, nenhum dos ingredientes das vacinas pode causar a Covid-19. Uma nota conjunta da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) alerta para a necessidade de se tomar a segunda dose. Segundo o documento, quando o indivíduo não completa o ciclo vacinal, ou seja, não toma as duas doses, ele não tem a imunização esperada e fica mais propenso à infecção.
Números da vacinação
Segundo dados atualizados pela Semsa e disponíveis no Boletim Vacinômetro, em 24 de agosto, 8.445 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante e 5.255 a segunda dose, que também inclui as pessoas que receberam a dose única da Janssen. Somando, 13.710 doses já foram aplicadas no município.
Números da pandemia
Segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o momento, Mojuí dos Campos apresenta o quantitativo de 1.413 casos confirmados da Covid-19 e 30 mortes causadas pela doença. O número de casos monitorados baixou para 19 e 1.786 casos foram descartados.
Por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação – ASCOM